Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

KARTING DESPORTO PERIGOSO?

Face às recentes notícias vindas a público em diversos órgãos de comunicação social sobre o Karting, vem a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting  esclarecer e informar que a prática do karting, bem como muitas outras actividades desportivas, envolve sempre a componente risco, umas certamente mais que outras.

Nos desportos motorizados em geral o praticante não está sozinho, ou seja, a sua performance depende também do comportamento da máquina, o que acontece também em muitas outras modalidades, o que potencia o risco.
Assim, no âmbito da nossa federação estes desportos apenas são praticados em pistas homologadas, com segurança activa e passiva controlada, o piloto e a máquina com equipamento de segurança obrigatório e homologado, sempre sob a vigilância e atenção de uma equipa de  oficiais, formados para o efeito, sinalizando o imprevisto, garantindo assim que os riscos associados sejam minimizados.
Também nestes eventos desportivos a presença de meios de socorro humanos e técnicos é uma constante.
O karting é uma modalidade desportiva mundial  praticada desde 1960, reconhecida e regulamentada pela CIK-FIA (Comissão Internacional de Karting e Federação Internacional do Automóvel) organismos onde a FPAK é membro e está representada e praticado na grande maioria dos países a partir dos cinco anos.
Ao longo dos anos o Karting foi igualmente desenvolvido no que respeita à actividade de lazer de tal maneira que ela cobre no presente uma grande variedade de aplicações utilizando os karts de lazer e competição.
Ao terminar relembramos que a componente risco faz parte de todos os desportos.

Sem comentários:

Enviar um comentário