Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 12 de abril de 2015

RALI CIDADE DE GUIMARÃES: RESULTADOS

JOSÉ PEDRO FONTES (CON)VENCE NO "NACIONAL"
Foi com uma esclarecedora exibição que José Pedro Fontes e Miguel Ramalho venceram o Rali Cidade de Guimarães. Depois de João Barros e Jorge Henriques se terem mostrado na Super Especial, a dupla do DS3 R5 oficial iniciou o segundo dia de prova num ritmo "diabólico" amealhando uma vantagem de 28 segundos só nos troços da manhã. Com o caminho aberto para o seu primeiro triunfo ao volante do carro francês, a Fontes bastou gerir com mestria a sua vantagem durante as classificativas da tarde festejando desta forma o champanhe da vitória.
Para João Barros e Jorge Henriques, o segundo lugar final acaba por ser uma justa recompensa pela sua prestação ao longo de todo o rali. 4 vitórias em classificativas e uma constante pressão colocada à equipa do DS resumem a excelente prova que a dupla do Ford Fiesta R5.
O degrau mais baixo do pódio ficou na posse de Ricardo Moura e António Costa. A estrearem uma nova unidade do Ford Fiesta R5, a dupla que defende as cores dos Açores acabou por não conseguir acompanhar o andamento dos homens da frente, mas ainda assim Moura e Costa andaram rápido e deram bastante espetáculo ao muito público que assistiu à prova.
Vencedores em 2014, Pedro Meireles e Mário Castro não conseguiram desta feita melhor que a 4ª posição revelando alguns problemas com um Skoda Fabia S2000 menos acertado para os troços vimaranenses. Meireles e Castro terminaram o rali na frente de outro Skoda Fabia S2000, o de Carlos Martins e Daniel Amaral, que fizeram em Guimarães a estreia em asfalto a bordo do Skoda.
Adruzilo Lopes, navegado por Vasco Ferreira, levou o Subaru Impreza ao 6º posto final, tendo vencido sem oposição o agrupamento de produção.
Nas 2RM, Marco Cid foi o vencedor. O piloto do Renault Clio S1600 bateu uma forte concorrência já na fase final da prova, depois de uma animada manhã onde Paulo Neto e Gil Antunes foram os principais adversários do vencedor. O piloto do Citroen DS3 R3T viria na recta final a cair para terceiro após um pião, sendo suplantado por Gil Antunes que obtém em Guimarães os primeiros pontos a época.
No Campeonato de Iniciados, a prova de abertura teve em Fábio Caseiro o seu vencedor. Navegado por Paulo Leones, o jovem piloto limiano suplantou um "endiabrado" David Brites enquanto Ricardo Sousa ficou no 3º lugar final. A prova vimaranense registou nesta competição apenas o abandono de Pedro Lago Vieira.
Com 4 concorrentes à partida, o Challenge DS3 R1 estreou-se em Guimarães. Depois de Ricardo Roda ter sido o primeiro líder, a vitória ficou na posse de Ricardo Sousa que suplantou Roda na classificação final. André Rodrigues fechou a classificação do Troféu tendo Rafael Cardeira ficado pelo caminho.


FERNANDO PERES FOI REI E SENHOR NO "FPAK NORTE"
Fernando Peres e José Pedro Silva estiveram imparáveis em Guimarães. Após um inglório abandono na prova de Fafe, a dupla do Mitsubishi Lancer Evo VIII dominou desta vez a prova vencendo 7 dos 8 troços que a compunham, amealhando quase 42 segundos para os seus principais opositores.
Vitor Pascoal, navegado desta vez por Valter Cardoso, terminou na 2ª posição final tendo sido o único piloto a acompanhar o andamento de Peres, embora com significativa distância.
A encerrar o pódio ficaram Eduardo Veiga e Jorge Carvalho, a bordo do muito aplaudido Ford Escort MKII. Veiga e Carvalho ficaram isolados na classificação já que a sua desvantagem para o líder cifrou-se nuns expressivos 3 minutos e 33 segundos mas foram os vencedores nas 2 rodas motrizes.
Helder Miranda, em Seat Ibiza e André Ferreira, em Peugeot 106 encerraram o Top 5 da classificação geral.
Rui Castro, navegado por José Arantes no Datsun 1200, foi o vencedor entre os Clássicos após um rali cheio de peripécias que incluiu até um capotanço.
No Ladies Rally Trophy Isabel Ramos e Carina Barros voltaram a vencer tendo sido desta vez secundadas pelas duplas Rosário Sottomayor / Ana Santos Martins. Marta Neves e Márcia Gonçalves encerraram o pódio da competição reservada às senhoras. 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Sem comentários:

Enviar um comentário