Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

quinta-feira, 23 de abril de 2015

LOBATO E SALVADOR SOBEM AO PÓDIO EM BRAGA

Desde o primeiro momento que Pedro Salvador e Rafael Lobato se afirmaram como uma das equipas favoritas na jornada de abertura do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV) este fim-de-semana disputada no Circuito Vasco Sameiro, em Braga.

Ao volante do Norma M20FC da categoria CN com o número 9, rodaram na frente nos primeiros treinos livres e foram segundos na segunda sessão já com a pista mais seca. Na primeira sessão de treinos cronometrados, que definiu a grelha de partida para a primeira corrida, Pedro Salvador atingiu a terceira melhor marca: “a pista estava bastante difícil e entendi que devia tentar fazer o tempo mais para o final, no entanto a chuva acabou por beneficiar quem atacou mais cedo”, relatou Pedro Salvador.
Na segunda qualificação Rafael Lobato impôs-se. “Foi uma sessão muito disputada e tive que estar cem por cento concentrado. A pista estava difícil porque tinha zonas molhadas e outras mais secas e andamos todos a rodar em tempos muito iguais. A minha principal preocupação foi manter a concentração.” O resultado obtido confirmou o seu esforço, alcançando a pole position para a grelha de partida da corrida de Domingo com uma vantagem de 0.271s para o segundo classificado.
Ainda no Sábado, Pedro Salvador fez a partida para a Corrida 1 e manteve-se na luta pela vitória durante dez voltas, mas um furo obrigou-o a seguir para a box: “o pneu esquerdo da frente furou, não entendi porquê, talvez algum detrito na pista, e perdeu pressão de forma súbita. Não tive outra opção e tive mesmo que ir à box fazer a troca”, conta Pedro Salvador.
O homem da Speedy Motorsport regressou à pista para fazer mais meia dúzia de voltas e teve que regressar à box, para a troca de pilotos. Rafael Lobato limitou-se a cumprir o tempo de prova e receber a bandeirada xadrez na quarta posição, a uma volta dos vencedores.
No Domingo, Rafael Lobato estava encarregado da partida para a segunda corrida do fim-de-semana e arrancava da pole-position. Nas palavras do pai, Jorge Lobato, “ele tem a experiência das partidas do Ralicross e lá a primeira curva é fundamental. Se aqui fizer o mesmo, vai correr bem…”
Mas nem sempre o destino depende de quem vai na frente. Rafael Lobato partiu bem e manteve a liderança até à primeira curva, mas um adversário achou que o respectivo carro cabia entre o Norma e o corrector: “fiquei surpreendido quando senti um toque do lado direito, a meio do carro, quando eu já o tinha inserido na curva. Foi impossível evitar o pião e perdi muito tempo, pois tive que esperar que toda a gente passasse por mim, para conseguir retomar a corrida.”
A partir daí a palavra de ordem era recuperar o atraso e Rafael Lobato entregou o carro no terceiro posto a Pedro Salvador: “quando me sentei no carro tinha a certeza de que não dependia de nós terminar mais na frente. Tínhamos perdido demasiado tempo na confusão após a partida e tive que me limitar a tentar ganhar algum tempo e esperar que algo se passasse na frente da corrida.”
O terceiro posto foi, apesar de tudo, um bom resultado. "Durante todo o fim-de-semana sentimos alguns problemas de set-up. No piso seco, a direito, o carro tinha uma vibração estranha. Vamos ter que rever a nossa suspensão, para a próxima prova.” remata o homem forte da Speedy Motorsport.
Quanto a Rafael Lobato: "Faço um balanço muito positivo da minha estreia, com uma pole position e um pódio! Não cometi erros e acumulei muitos Km ao volante do Norma, o que era fundamental para a minha evolução. Vamos agora preparar a próxima prova e lutar pela vitória no Algarve, pois acho que demonstramos que vão ter que contar connosco. Este ano o nível competitivo está ainda mais alto e queremos chegar rapidamente ao topo da classificação geral do Campeonato, onde somos 3º neste momento.
Um agradecimento especial aos meus patrocinadores e à PNC, a toda a equipa pela maneira como me receberam e apoiaram e ao Pedro Salvador pela confiança depositada em mim, para estar ao seu lado no arranque deste seu projecto!
E claro, aos melhores fãs do mundo, que me apoiaram em grande número em Braga ou nas redes sociais!"
O Campeonato Nacional de Velocidade prossegue em Portimão, nos dias 9 e 10 de Maio, na pista do Autódromo Internacional do Algarve.

Sem comentários:

Enviar um comentário