Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 16 de novembro de 2014

WRC ENCERROU COM NOVA VITÓRIA DE OGIER

foto Best-Of-RallyLive
Terminou em Gales o Campeonato do Mundo de Ralis 2014. Tradicionalmente difícil pelas características muito próprias dos troços enlameados, o Rali da Grã-Bretanha viu o recém coroado Campeão do Mundo de Ralis dominar de fio a pavio a prova, obtendo o seu oitavo triunfo do ano.

Sebastien Ogier iniciou a prova da melhor forma ao impôr um ritmo forte que apenas foi acompanhado no primeiro dia pelo seu colega de equipa Jari-Matti Latvala. No final da primeira etapa a diferença entre os dois pilotos era de cerca de 6 segundos e meio, enquanto no terceiro lugar surgia Mikko Hirvonen já a mais de um minuto dos pilotos da frente.
A segunda etapa começava com uma saída de estrada de Latvala. O piloto finlandês deixou escorregar o Polo WRC em demasia ficando preso numa valeta. Valeu-lhe a ajuda dos espectadores para continuar em prova, mas com este percalço Latvala caía inúmeras posições ficando Ogier isolaso no comando e com a vitória na mão.
foto Best-Of-RallyLive
Mais atrás residia o principal foco de interesse da prova. Mikko Hirvonen, na prova do adeus ao WRC, estava numa empolgante luta com Kris Meeke e Mads Ostberg pelo segundo posto. Ostberg ainda conseguiu momentaneamente ascender uma posição, mas o piloto da M-Sport deu uma resposta eficaz terminando o segundo dia no lugar intermédio do pódio.
O derradeiro dia de competição foi apenas um cumprir de calendário para Sebastien Ogier que, com uma vantagem segura para os seus adversários, se limitou a cumprir as 6 classificativas que faltavam sem cometer erros até à vitória.
foto Best-Of-RallyLive
Nas posições seguintes, a batalha a 3 continuou com os dois homens da Citroen a fazerem tudo para ultrapassar um muito inspirado Mikko Hirvonen. No entanto, a luta via-se reduzida a dois quando Meeke não evitou um "susto" com uma saída de estrada que quase o colocou fora de prova. Desta forma, Hirvonen chegava ao final do rali no segundo posto, seguido de Mads Ostberg a 26 segundos.
Thierry Neuville foi o melhor representante da Hyundai com o 4º lugar seguido de Elfyn Evans e Kris Meeke.
foto @World
Na WRC 2, a dupla portuguesa Bernardo Sousa / Hugo Magalhães teve um inicio de rali auspicioso que permitiu uma subida de várias posições ao longo da primeira etapa tendo terminado o dia no segundo lugar, atrás de Jari Ketomaa. No entanto a dupla do Ford Fiesta RRC voltaria a ser bafejada pelo azar quando o Fiesta ficou preso numa valeta. Sem público por perto para ajudar, todos os esforços feitos pela equipa foram infrutíferos e o abandono seria inevitável.
A prova foi ganha por Jari Ketomaa, mas o campeonato ficou na posse de Nasser Al-Attiyah que, com o 6º lugar em Gales conseguiu os pontos suficientes para comemorar o título.
Clique na imagem para aceder à Classificação Final completa

Sem comentários:

Enviar um comentário