Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

RALI DA SUÉCIA: VOLKSWAGEN "GELA" CONCORRÊNCIA... MAS POR POUCO

Competitividade foi a palavra de ordem na primeira etapa do Rali da Suécia, uma etapa em que a Volkswagen foi quem mais se destacou, embora a concorrência tenha sido constantemente uma ameaça real aos primeiros lugares.

Depois da Super Especial de abertura ter colocado Andreas Mikkelsen na frente, o dia de hoje abriu com Sebastien Ogier ao ataque destronando Mikkelsen da liderança. Porém, Ogier nunca pode baixar o ritmo e nunca esteve em condições de ampliar vantagem já que atrás seguia um lote de pilotos a imprimir andamentos muito fortes. Ott Tanak, a fazer um excelente retorno ao WRC, Andreas Mikkelsen, também em excelente nível (provavelmente a efectuar o seu melhor rali de sempre no WRC) e Jari-Matti Latvala encabeçaram esse lote de concorrentes tendo Mikkelsen recuperado a liderança momentaneamente na penúltima classificativa do dia, para cair novamente para segundo no troço seguinte com Ogier a assumir o comando.
Jari-Matti Latvala também esteve muito forte ao longo do dia e apesar de um pequeno toque o ter feito cair uma posição, o piloto finlandês recuperou rapidamente terminando a etapa no ultimo degrau do pódio provisório, um pódio totalmente dominado pela Volkswagen.
Na quarta posição encontra-se Ott Tanak. Ao volante de um Ford Fiesta WRC privado, o jovem piloto da Estónia esteve sempre em luta pelas posições cimeiras vencendo inclusivamente uma classificativa, o que lhe permitiu terminar a etapa a uns "magros" 14,8 segundos de Ogier.
Seguem-se na classificação geral o melhor piloto da M-Sport Mikko Hirvonen, também ele a dar boa conta de si tendo-se envolvido ao longo de todo o dia numa interessante disputa com Mads Ostberg, o primeiro dos Citroen oficiais, ambos a terminarem empatados com 22,5 segundos de diferença para o líder.
O dia foi também muito positivo para as cores da Hyundai. Thierry Neuville e Juho Hanninen terminaram nos 7º e 8º lugares respectivamente, estando ambos separados por 10 segundos demonstrando que o novo i20 WRC está no bom caminho já que nenhum dos carros da marca coreana acusou problemas.
Pontus Tidemand, em nono, na frente de Kris Meeke, encerram o top 10, enquanto Robert Kubica está na posição seguinte sendo o último dos pilotos a rodar abaixo de um minuto de diferença para o líder da prova.
Na WRC 2, a liderança está na posse do árabe Yazeed Al-Rajhi, autor de uma etapa muito positiva na qual foi consistentemente mais rápido que Jari Ketomaa.
O Rali da Suécia prossegue amanha com a realização de mais nove classificativas. Os tempos online podem ser acompanhados AQUI.
Clique na imagem para aceder à classificação completa

Sem comentários:

Enviar um comentário