Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

MODELSTAND E FASTBRAVO: TROFÉUS DE RALIS COM NOVIDADES

Com a temporada dos ralis nacionais prestes a iniciar, 2014 será novamente marcado pela presença das duas competições monomarca que tem acompanhado os ralis nos últimos anos, o Desafio Modelstand e o Troféu Fastbravo.

Promovido pela Exporacing, o Desafio Modelstand irá apresentar várias novidades para este ano. Novamente a utilizar os competitivos Peugeot 206 GTi, aquela que deverá ser a ultima temporada desta competição terá um calendário de provas mais reduzido disputando-se apenas 6 ralis repartidos entre pisos de terra e asfalto sendo que para efeitos de classificação apenas contam as 5 melhores provas.
Em termos de pontuação, a organização apresenta também como novidade as bonificações de pontuação de 25% e 50% nas 5ª e 6ª provas respectivamente
A competição inicia-se a 22 de Março no Rali de Penela, prosseguindo depois com o Rali dos Açores, Rali Vidreiro, Rali de Viana do Castelo, Rali de Mortágua e a encerrar o ano o Rali de Baião.

Calendário:
Rali de Penela - Terra - 22 de Março
Rali dos Açores - Terra - 15 a 17 de Maio
Rali Vidreiro - Asfalto - 7 e 8 de Junho
Rali de Viana do Castelo - Asfalto - 27 e 28 de Junho
Rali de Mortágua - Asfalto - 19 e 20 de Setembro
Rali do CAA/Baião - Terra - 4 e 5 de Outubro

Quanto ao Troféu Fastbravo, e contrariamente ao previsto, não será ainda em 2014 que a competição passa a utilizar os protótipos Fastbravo S1000, mantendo-se como "cavalo de batalha" o Seat Marbella.
Devido à progressiva queda de participantes neste troféu, a organização reformulou o calendário passando a constar apenas 5 ralis, todos disputados em pisos de terra.
Na opinião do promotor Jorge Pinto, a diminuição do número de provas bem como a adopção de um único tipo de pneu exclusivamente para pisos de terra poderão ser um atractivo para que surjam mais interessados nesta competição que se baseia numa filosofia de custos reduzidos. Também por força do maior envolvimento do principal patrocinador, a ENI Lubrificantes, haverá este ano prémios mais atractivos.
O Troféu Fastbravo arranca já este fim de semana com o Rali Serras de Fafe e prevê deslocações ao Rali de Portugal, Açores, Gondomar e Baião.

Calendário:
Rali Serras de Fafe - Terra - 22 de Fevereiro
Rali de Portugal - Terra - 3 a 6 de Abril
Rali dos Açores - Terra - 15 a 17 de Maio
Rali de Gondomar - Terra - 23 e 24 de Maio
Rali do CAA / Baião - Terra - 4 e 5 de Outubro

Sem comentários:

Enviar um comentário