Este espaço é para si! Envie-nos a sua notícia: mscmail.fotorali@gmail.com

terça-feira, 30 de abril de 2013

EUROPEU DE RALLICROSS ANIMOU MONTALEGRE

Foi em ambiente de festa que Montalegre recebeu o sempre espectacular Campeonato da Europa de Rallicross após um ano de ausência.
Com o frio a ser a presença mais notada, em pista as corridas conseguiram aquecer o público presente que heroicamente resistiu às temperaturas quase negativas onde nem a neve quis faltar.
No plano desportivo, as 3 classes em prova tiveram boas corridas com muitas ultrapassagens que, embora sem o fulgor de outras edições, ofereceram um grande espectáculo.
Nos Touring Cars, o sueco Robin Larsson levou o seu Skoda à vitória, superando o Ford Fiesta de Kowen Pawels e o Opel Astra de Roman Castoral, este ultimo a ser penalizado depois de uma falsa partida.
Na classe superior, reservada aos S1600, a vitória também falou sueco sendo Kevin Erickson o mais rápido na final impondo o seu Renault Clio a Eric Faren, ao volante de um Citroen C2 da equipa de Keneth Hansen, e a Ulrich Linneman, a bordo do seu habitual Peugeot 207.
Finalmente na classe rainha, os Supercars, o ultimo a rir foi o britânico Liam Doran, no DS3 da Monster. Doran benificiou da falsa partida protagonizada por Petter Solberg com este a ser obrigado a dupla passagem pela Joker Lap na final, não indo além da 3ª posição final, depois de ter sido constantemente o piloto mais rápido. Na frente se Solberg, além de Liam Doran, ficou o jovem norueguês Mats Lysen, o segundo classificado.
As classificações completas podem ser consultadas em http://www.rallycrossrx.com/results.

RAMPA DA PENHA - GALERIA DE FOTOS

Um trabalho de Manuel Castro - http://maisrallymenosfutebol.blogspot.pt/
(Clique na foto para ver a galeria completa)

segunda-feira, 29 de abril de 2013

CAMI ENTREGA PRÉMIOS DO RALI DE ALFENA

A direcção do CAMI - Clube Aventura do Minho irá realizar no próximo dia 30 de Abril a entrega de prémios referente ao Rali de Alfena, prova pontuável para o Open de Ralis. A cerimónia, a ter lugar no Centro Cultural de Alfena, tem o seu início marcado para as 21h30.
Recorde-se que o Rali de Alfena foi ganho por João Barros, acompanhado de Jorge Henriques, a bordo do Renault Clio S1600.

RAMPA DA PENHA: TIAGO REIS A ABRIR TEMPORADA

foto Nuno Pimenta
Tiago Reis ditou a lei ao volante do Norma M20F, tendo levado a melhor sobre Paulo Ramalho que regressou à Penha com o Juno CN09. António Nogueira completou o pódio da geral, tendo levado o Porsche 911 GT2 à vitória na Categoria 1. 
José Pedro Gomes venceu entre os clássicos da Categoria 3, pela margem de oito décimos de segundo, após aquela que foi a luta do dia. Já na Categoria 4, José Artur Teixeira teve uma vitória descansada.
Em competição esteve também a "magra" lista de participantes do Penha Ralisprint. A prova foi ganha por José Manuel Cunha, ao volante do seu habitual Lancia Delta HF Integrale.
O Campeonato de Portugal de Montanha prossegue nos dias 11 e 12 de Maio com a Rampa Internacional da Falperra.

Inicio Azarado para o Vodafone BP Ultimate Team


Decorreu este sábado a primeira prova do Campeonato de Portugal de Circuitos, no circuito Espanhol de Aragon, onde a equipa Vodafone BP Ultimate Team marcou presença.
O fim-de-semana iniciou bem, com Miguel Barbosa e José Pedro Fontes a mostrarem-se bastante competitivos em pista, alcançando bons resultados nos treinos livres e nas qualificações, apesar das instáveis condições atmosféricas que dificultaram o trabalho e as afinações do Mercedes SLS AMG GT3.
José Pedro Fontes iniciou a prova com um arranque que levou a equipa à liderança durante as primeiras voltas. No entanto, um problema de travões começou a atrasar o piloto, atraso este que Miguel Barbosa ainda tentou recuperar quando assumiu o volante. Na última paragem obrigatória da prova, a equipa Sports&You fez um magnífico e rápido trabalho de reparação, dentro do tempo permitido, que lançou de novo a esperança de um bom resultado final. José Pedro Fontes levou novamente o carro à pista, num esforço de recuperação refletido na conquista da melhor volta da corrida, mas infelizmente, a 20 minutos do final da prova, o Mercedes apresentou uma falha que obrigou a equipa a parar.
Para José Pedro Fontes: “este foi um fim-de-semana intenso e complicado, pois não só o tempo esteve instável, o que dificulta muito o nosso trabalho, como também alguns problemas condicionaram o nosso resultado. Estou, apesar de tudo, satisfeito, porque estamos competitivos, como demonstra a conquista da melhor volta em pista. Isto dá-nos confiança para trabalharmos arduamente e chegarmos à próxima prova, no Estoril, mais fortes.”
Para Miguel Barbosa “a prova foi particularmente difícil, não só pelo que o Zé Pedro já referiu, como também porque foi a primeira vez que vim a Aragon e não conhecia ainda o traçado. Quando iniciei o meu turno, consegui recuperar tempo aos nossos mais diretos adversário, o que mostra que estamos preparados e competitivos. Vamos agora resolver as questões técnicas com que nos deparamos para tentar alcançar no Estoril os nossos objetivos."


A próxima corrida será no Autódromo do Estoril, nos próximos dias 25 e 26 de Maio.

KOPECKY VENCE SATA RALLYE AÇORES

Jan Kopecky venceu a 48º edição do SATA Rally Açores prova pontuavel para o ERC e a Taça de Ouro. Kopecky ficou lider do rali após o capotanço de Robert Kubica que era o lider da prova, na segunda posição ficou Craig Breen que resistiu aos ataques de Ricardo Moura que ficou na terceira posição. Ricardo Moura estreava no SATA um carro diferente do seu habitual, um Skoda Fabia S2000 bem mais competitivo que o Evo IX, que já lhe permitia lutar pela vitória á geral.Bruno Magalhães foi o segundo melhor Português, ficando na 4º posição da geral, o terceiro melhor português foi Luis Miguel Rego, seguido por Miguel J. Barbosa e Luis Mota. Bernardo Sousa e Hugo Magalhães estavam a fazer uma excelente prova aos comandos do Fiesta RRC mas devido a uma saida de estrada viram-se obrigados a desistir, o mesmo se passou com Diogo Gago e Jorge Carvalho na ultima especial do dia.

Classificação Geral:




BERNARDO SOUSA BRILHOU APESAR DA DESISTÊNCIA NOS AÇORES


Depois do excelente ritmo demonstrado na estreia do Ford Fiesta RRC, Bernardo Sousa e Hugo Magalhães enfrentavam a primeira especial do dia, quando o carro escorregou um pouco mais, no meio do muito nevoeiro que se abateu sobre a classificativa do Planalto dos Graminhais, sendo que as tentativas de recolocar o carro no percurso não tiveram sucesso pois ficou preso na muita lama e musgo no local. 
A dupla de pilotos Portugueses ocupava a quinta posição da geral, e eram segundos entre os concorrentes do Nacional de Ralis.
No final o piloto afirmou que “estava muito nevoeiro e quando entrei na curva, alarguei a trajectória pois pareceu-me que teria atingido o ponto de referência, mas como o carro ficou logo preso, não foi possível continuar, mesmo sem quaisquer danos aparentes. Foi pena pois com todo o apoio e carinho que recebemos desde o público e até de outras equipas, gostaria de lhes ter dado outro prémio final. Enfrentamos um rali exigente, com um carro novo, no qual fizemos desde logo um bom trabalho de adaptação, e eu e o Hugo Magalhães estamos cada vez mais em sintonia.”
O piloto aborda já de forma positiva restante campeonato, pois conforme referiu: “temos novos apoios que nos permitem pensar no futuro com bastante optimismo, e como tal, vamos continuar a trabalhar e lutar pelo título no CPR. Agradeço ao muito público presente e a todos os que nos apoiam, e contem connosco no próximo rali na luta pelos primeiros lugares como sempre fazemos.”
O Campeonato de Portugal de Ralis regressará a 17 e 18 de Maio, com o Rali Cidade de Guimarães / Targa Clube.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

SATA RALLY AÇORES COM NOVO LÍDER

foto FIA ERC
A segunda etapa do Sata Rally Açores teve nas difíceis condições climatéricas um dos seus principais protagonistas. Robert Kubica foi novamente o homem do dia tendo estado no melhor e no pior. O polaco iniciou a etapa tal como tinha terminado o primeiro dia, ao ataque consolidando a sua liderança. Porém, Kubica seria uma das vítimas do nevoeiro e dos pisos escorregadios. Na classificativa 8, a menor experiência de Kubica nestas condições veio ao de cima e nos quase 24 kms da primeira passagem pelo troço das Sete Cidades o piloto do Citroen perdia mais de 1 minuto e 46 segundos caindo para a 6ª posição.
No entanto, para Kubica o pior ainda estava para vir quando no penúltimo troço do dia, após um toque violento acabaria por capotar danificando o seu Citroen, facto que quase lhe ditou o abandono. Porém, devido ao intenso nevoeiro, a organização acabaria por cancelar o ultimo troço do dia e desta forma Kubica pode levar o carro até à assistência.
Jan Lopecky assumia desta forma a liderança da prova. Tal como nas Canárias, o piloto checo herdou o primeiro lugar conseguindo estar no lugar certo quando Kubica comprometeu mais um fabuloso rali. Kopecky dispõe agora de 16,4 segundos de vantagem sobre Craig Breen, outro dos destaques da prova. Ao volante do Peugeot 207 da Peugeot Rally Academy, o piloto irlandês tem conseguido ser consistente e rápido pelo que o 2º lugar é um resultado merecido para o irlandês.
O ultimo lugar do pódio está a ser uma frenética luta a 3 com sotaque nacional. Depois de Ricardo Moura ter ocupado essa posição, foi agora a vez de Bruno Magalhães escalar na classificação até ao 3º posto tendo Ricardo Moura a escassos 1,6 segundos. 
Bernardo Sousa também demonstrou grande forma estando no 5º lugar após um dia marcado pela vitória na primeira passagem pelas Sete Cidades com uma vantagem de mais de 20 segundos para o 2º classificado. Bernardo Sousa está a apenas 6 décimas de Moura.
O rali termina com a disputa da 3ª etapa, num dia em que os concorrentes terão que enfrentar as miticas classificativas de Graminhais e da Tronqueira. 
O desenrolar da prova pode ser acompanhado em http://amaweb.com.pt/satarallye/.


BERNARDO SOUSA MANTÉM TUDO EM ABERTO NO RALI DOS AÇORES

Bernardo Sousa e Hugo Magalhães já terminaram a etapa de hoje do SATA Rallye dos Açores, mantendo a quinta posição da geral absoluta, mesmo apesar dos problemas com que se debateram no início do dia de hoje.
Nas duas primeiras especiais do dia, a dupla de pilotos Portuguesa perdeu bastante tempo, ficando a mais de um minuto do líder da prova, mas depois de resolvidos os problemas, na classificativa seguinte rodaram já ao nível dos melhores, mesmo tendo furado a meio do percurso.
Mas seria na especial das SETE CIDADES, a maior do dia com 24 quilómetros, que Bernardo Sousa acabaria por brilhar, tendo vencido pela primeira vez nesta prova com “apenas” 22,9 segundos de vantagem sobre o mais directo adversário, tendo recuperado aqui grande parte do tempo perdido no início do dia, arriscando e tirando partido da chuva e nevoeiro que se abateram sobre a especial e que levaram muitas equipas a reduzir o ritmo.
Bernardo Sousa venceu ainda à geral a classificativa seguinte, e quando a expectativa era elevada em relação à segunda passagem na especial das SETE CIDADES, onde se preparava para voltar a atacar, a organização acabou por cancelar a mesma devido ao agravamento do mau tempo.
Bernardo Sousa afirmou no final do dia que “foi um dia complicado pois misturamos momentos bons e maus. Foi complicado arrancar para a etapa com o carro a não corresponder, mas quando tudo se resolveu, foi excelente perceber que quando forçamos o andamento, ninguém nos acompanhou e conseguimos deixar a nossa marca.”
“Foi pena o cancelamento da última especial, mas dadas as condições foi uma decisão acertada. Estávamos motivados para terminar novamente o dia ao ataque, mas amanhã também é dia e teremos oportunidade de encurtar a distância para os homens da frente e vamos tentar chegar ao pódio da geral no rali.” 
No Nacional de Ralis a equipa ocupa igualmente a segunda posição, tal como ontem, e são a única equipa nacional a registar vitórias à geral nesta prova, e para além de Kubica, Bernardo foi o único a conseguir vencer uma especial por mais de uma vez neste rali. 
Amanhã desenrola-se a última etapa deste SATA Rally dos Açores, com mais 7 especiais de classificação com 110 quilómetros por disputar. 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

BERNARDO SOUSA COM RÁPIDA ADAPTAÇÃO AO FIESTA RRC


No final do primeiro dia do SATA Rallye dos Açores, Bernardo Sousa e Hugo Magalhães colocaram o Ford Fiesta RRC, carro que estrearam nesta prova, no quinto lugar da classificação geral absoluta, a 13,6 segundos atrás do actual líder, o polaco Robert Kubica.
Com o mau tempo a marcar presença na prova insular que pontua para o Europeu de Ralis da FIA, a etapa de hoje acabou por ser encurtada pela organização e integra a etapa de amanhã, mantendo-se a ordem de partida utilizada no dia de hoje.
Com poucos quilómetros realizados e com os cinco primeiros tão próximos, tudo está em aberto numa prova tão longa e exigente como é este rali dos Açores, sendo que o principal ponto a reter no dia será a rápida habituação demonstrada por Bernardo ao seu novo carro.
Segundo o piloto Madeirense “este carro é uma verdadeira evolução relativamente aos S2000, e a utilização do turbo neste motor implica fazer algumas alterações na forma de pilotar um carro que conheço bastante bem, e esse trabalho ainda não está completo e podemos andar mais rápido, mas hoje era importante entrarmos com algumas cautelas, que acabaram por ser até em demasia, pois na primeira classificativa perdemos mais do que esperava, mas felizmente, tudo está em aberto e estamos dentro dos objectivos.”
“Foram poucos quilómetros hoje mas deu para perceber que podemos lutar pelos lugares da frente no rali. A prioridade é vencer no Campeonato de Portugal, tal como aconteceu em Fafe, quero troço a troço conhecer melhor o carro, e tudo o que vier por acréscimo será bem-vindo. Contas fazem-se no final e quero pontuar nos Açores.” 
“Para já estou bastante satisfeito com a nossa prestação e com o carro que esteve perfeito. Agora penso já no dia de amanhã, num rali que é conhecido por ser muito complicado e traiçoeiro, e onde será muito importante estamos concentrados a cem por cento para não sermos surpreendidos. Estamos focados nos nossos objectivos.”
O piloto apoiado pela Quinta do Lorde, MEO, Brisa Maracujá e Publinsular ocupa neste momento a segunda posição nas contas do Nacional de Ralis, a 3,1 segundos do actual campeão em título e piloto local, Ricardo Moura que joga em casa nesta prova do Europeu. 
A equipa regressa amanhã para disputar 8 provas especiais de classificação, num total de 94,9 quilómetros cronometrados, sendo de realçar a dupla passagem pela mítica classificativa da Lagoa das Sete Cidades um dos ex-líbris da região mas igualmente um dos tradicionais palcos de decisão neste rali. 

SATA RALLY AÇORES: KUBICA IMPÕE O RITMO

foto RalisOnline
Num rali marcado pelas difíceis condições climatéricas, a edição deste ano do Sata Rally Açores está a revelar-se um feudo do polaco Robert Kubica. O piloto do Citroen DS3 RRC, que havia conseguido o melhor tempo na Qualifying Stage, dominou por completo o primeiro dia de prova vencendo a totalidade dos troços disputados encontrando-se na frente do rali com 9,7 segundos de vantagem para o seu mais directo adversário, o checo Jan Kopecky.
A luta pela 2ª posição tem estado bem animada muito graças a um inspirado Ricardo Moura, que na estreia com o Skoda Fabia S2000, aguentou grande parte do dia nessa posição apenas caíndo para o 3º posto na Super Especial Grupo Marques, por troca com Kopecky.
Também muito positiva está a ser a estreia de Bernardo Sousa no Fiesta RRC. O piloto madeirense encontra-se no 5º lugar mas a diferença para o 4º classificado, o irlandês Craig Breen, cifra-se nuns escassos 1,9 segundos.
Mais atrás seguem 2 Peugeot. Jérémi Ancien é 6º classificado tendo logo atrás Bruno Magalhães cujo atraso é de uma curtíssima margem de 0,6 segundos, deixando antever uma acesa luta com o piloto francês.
Stephane Lefebvre, 18º da geral, lidera entre os 2 rodas motrizes.
O Sata Rally Açores continua amanhã com a disputa da 2ª etapa podendo os tempos online ser acompanhados em http://amaweb.com.pt/satarallye/.


quarta-feira, 24 de abril de 2013

B&C Racing estreia-se Rali do Oeste


A dupla da B&C Racing, Paulo Brás e Nuno Carvalhosa, irão estar presentes no Rali do Oeste com o Peugeot 306 S16.
“Finalizada a preparação é agora tempo de começar a tirar partido do enorme esforço para termos ao nosso dispor de uma viatura competitiva na classe em que se insere”.
Pela impossibilidade de testar antes do Rali do Oeste a equipa tem que encarar este rali como o primeiro teste real ao 306.
“Por se tratar do regresso de um troço mítico do antigo rali de Portugal, pela zona em que está inserido e pelo esforço da organização na preparação da prova gostávamos de nos poder apresentar com outros objetivos neste rali mas dadas as circunstâncias só nos resta dar o nosso melhor e  tentar evoluir com o passar dos Kms.
Ao nosso preparador e parceiro, Antunes Motorsport queremos aqui deixar o nosso agradecimento pelo esforço para nos entregar o carro pronto para este rali. À Táxis Vianense, aos nossos familiares e amigos um muito obrigado pelo apoio. Não podemos deixar de agradecer também todas as mensagens de apoio recebidas ao longo da preparação deste rali."

PEDRO FINS COM POUCA SORTE EM ALFENA


Pedro Fins e Ségio Rocha voltaram a não ser felizes, e no Rali de Alfena, terceira prova do Desafio Modelstand, alguns problemas com o Peugeot 206 GTi logo no início da prova, condicionaram o resultado final obrigando mesmo a avaliar a continuidade no resto da época.
"Perdemos muito tempo na primeira secção. O motor não parecia estar a 100% devido a um problema no sensor de pressão atmosférica, e mais tarde partiu-se uma rótula da barra estabilizadora, fazendo com que esta ficasse a "rossar" no interior da jante e do pneu.", explica Pedro Fins.
Mesmo com o problema resolvido na assistência, à entrada para a segunda secção do rali Pedro Fins já tinha um atraso de 20seg para os seus mais diretos adversários. E num rali com troços tão pequenos como os de Alfena, a recuperação tornava-se quse impossível.
"Acho que imprimimos um bom ritmo durante toda a segunda secção do Rali, mas os quase 20seg perdidos no início ditaram este modesto quinto lugar."
Com os dois resultados perdidos nos dois primeiros ralis da época, o Rali de Alfena era de especial importância para a pontuação final do campeonato. Com este resultado Pedro Fins vê-se obrigado a repensar a sua época desportiva.
"Vamos avaliar bem a nossa situação em termos de campeonato, e logo veremos se iremos ou não estar presentes na próxima prova."
O Peugeot 206 Gti de Pedro Fins e Sérgio Rocha tem a assistência da SFR Motosport e os apoios da Stock-Car Megastore, Solinca, Reebok, Rambaxy Genéricos e NWI Casas.

CPC: Vodafone BP Ultimate Team preparado para Aragon


O Vodafone BP Ultimate Team voltará este ano a estar presente no Campeonato de Portugal de Circuitos, com os seus pilotos José Pedro Fontes e Miguel Barbosa, ao comando do Mercedes SLS AMG GT3 da Sports&you, com a ambição de conquistar os títulos do campeonato absoluto e da categoria GT3. 
Assim, a dupla portuguesa vai participar, já no próximo fim-de-semana, no Circuito de Motorland Aragon em Espanha, para a primeira prova pontuável para o CPC, onde procurará levar o Mercedes à vitória na corrida de duas horas, uma das novidades do campeonato deste ano. 
Para José Pedro Fontes, “depois dos títulos conquistados em 2011 e o vice-campeonato no ano passado, o objetivo é conquistar este ano os títulos em disputa. Espero que estejamos tão fortes como em 2011 e início de 2012. O carro tem algumas modificações e irá existir um novo “BOP”, que é para já uma incógnita para todos. É o terceiro ano deste projeto e vamos tentar maximizar a experiencia que adquirimos nos últimos anos. Penso que temos todas as condições para conseguirmos aquilo a que nos propomos.”
Também Miguel Barbosa acredita: “estamos bastante motivados para esta nova época. Os testes de início do ano correram bem e esperamos que as modificações que o carro sofreu se reflitam na pista” referiu. “Para este fim-de-semana só podemos ter uma coisa em mente: vitória para assim começarmos da melhor maneira esta nova temporada, da qual não esperamos facilidades, pois estamos cientes da qualidade dos nossos adversários”

Calendário do Campeonato de Portugal de Circuitos

26 e 27 Abril - Aragon
25 e 26 Maio - Estoril
29 a 30 Junho - Porto
31 a 01 Setembro - Algarve 
14 e 15 Setembro - Braga 

Programa do circuito de Motorland Aragon

Sexta-feira, dia 26

09.00h – Treinos livres 1
13:00h – Treinos livres 2
17:30h – Treinos livres 3

Sábado, dia 27 

11.10h – Qualificação
17:40h - Corridas de 2h

terça-feira, 23 de abril de 2013

XXIX Rallye de Noia: Álvaro Figueira, al fin


La tercera cita de la Copa ASR-Kumho se disputaba en Noia, con algunas novedades en la lista de inscritos, caso de Álvaro Figueira, vencedor de la Copa en el Rallye do Botafumeiro y que aquí realizaba su primer rallye de la temporada. También era el estreno este año de David Vázquez, a bordo de su Citroën Saxo.
Pablo Fernández, vencedor de las dos pruebas anteriores comenzaba mandando en el primer tramo, aunque Figueira ya le arrebataba es
a posición en la segunda especial. A partir de ahí, el piloto local se fue distanciando hasta conseguir una holgada victoria, ayudado entre otras cosas por un problema en el motor del 106 de Pablo Fernández, que se apagó varias veces en la primera pasada por el tramo de Curés.
Por detrás, Borja Vila, Álvaro Méndez y Raúl Martínez mantenían una lucha encarnizada. Vila tenía problemas con la bomba de combustible, que le hacía perder tiempo y sucumbía ante los otros dos, mientras por detrás se acercaba Pablo Moledo.
Desgraciadamente, Álvaro Méndez, se quedaba en el último tramo al quedarse sin dirección asistida y posteriormente romper un brazo de la suspensión, firmando su tercer abandono consecutivo en un año nefasto.
Así, Martínez se hacía con la última posición de podio, por delante de Borja Vila que lograba aguantar a Pablo Moledo.
A casi un minuto de los anteriores se situaron, en otro grupo, Rubén Fernández, Adrián Vázquez y Édgar Vigo.
La general se mantiene sin apenas cambios, con Pablo Fernández dominando con 269 puntos de ventaja sobre Borja Vila, que deberá defender su posición frente a Raúl Martínez y Adrián Vázquez en próximas pruebas. El ganador de este rallye, Álvaro Figueira, se estrena con 210 puntos en su casillero, si bien no contempla hacer la temporada al completo.
En la Copa Promoción Kumho-ASR la victoria sería para el Citroën AX de Javier García, con un margen de algo más de tres minutos sobre el segundo clasificado, Roberto Valverde y su Ford Ka. El otro inscrito, Pedro Ortigueira, se veía obligado al abandono tras el quinto tramo, cuando ocupaba la segunda posición.

EUROPEU DE RALLICROSS EM MONTALEGRE: HORÁRIOS E INSCRITOS


HORÁRIOS
Sábado 27 de Abril:

11:00 – 13:00 Treinos livres
13:30 – 14:30 Primeira manga (Touring Cars / Super 1600 / Super Cars)

14:30 - Intervalo para almoço
14:30 – 14:50 - Voltas de exibição – Nani Roma (sujeita a alterações consoante o desenrolar da prova)

15:15 – 16:20 - Segunda manga (Touring Cars / Super 1600 / Super Cars)
16:30 - Voltas de exibição – Nani Roma (sujeita a alterações consoante o desenrolar da prova)
16:30 - Sessão de autógrafos junto ao pódio no paddock 

Domingo – 28 de Abril

09:00 – 10:00 - Warm Up
10:15 – 11:19 - Terceira Manga (Touring Cars / Super 1600 / Super Cars)
11:19-12:30 - Quarta Manga(Touring Cars / Super 1600 / Super Cars)

12:30 - Sessão de autógrafos junto ao pódio no paddock 
12:30 – 13:00 - Voltas de exibição – Nani Roma (sujeita a confirmação)

13:30 – 14:20 - Semi-finais (Touring Cars / Super 1600)
14:20 – 14:55 - Voltas de exibição – Nani Roma (sujeita a alterações consoante o desenrolar da prova) 
15h00 – 15:20 - Semi-finais (Super Cars)
15h20 – 15:30 - Final Touring Cars
15h30 – 15:40 - Final Super 1600
15:40 – 15:50 - Final Super Cars
16:00 Cerimónia de pódio e entrevistas

LISTAS DE INSCRITOS

SUPERCAR:

1 Timur TIMERZYANOV, RUS, Namus Hansen Motosport, Citroen DS3
4 Ronny SCHEVENEELS, BEL, Oud-Turnhout Rally Team, Peugeot 207 WRC
5 Stig-Olov WALFRIDSON, SWE, Helmia Motorsport, Renault Clio III
6 Davy JEANNEY, FRA, Davy Jeanney, Citroen C4
7 Knut Ove BORSETH, NOR, Knut Ove Borseth, Skoda Fabia Mk2
8 Peter HEDSTRÖM, SWE, Peter Hedström, Skoda Fabia Mk2
9 Michael DE KEERSMAECKER, BEL, De Bokkenrijders, Peugeot 208
11 Petter SOLBERG, NOR, PS 110% AB, Citroen DS3
21 Timmy HANSEN, SWE, Citroen Hansen Motorsport, Citroen DS3
22 Mats LYSEN, NOR, Mats Lysen, Renault Clio
25 Alexander HVAAL, NOR, Citroen Hansen Motorsport, Citroen DS3
26 Andy SCOTT, GBR, Albatec Racing Ltd, Peugeot 208
33 Liam DORAN, GBR, Liam Doran, Citroen DS3
54 Jos JANSEN, BEL, Jos Jansen, Ford Focus Mk3
66 Andreas BAKKERUD, NOR, Bakkerud Motorsport, Citroen DS3
92 Anton MARKLUND, SWE, Anton Marklund, VW Polo T1
62 Jean-Luc PAILLER, FRA, Jean-Luc Pailler, Peugeot 208
41 Joaquim SANTOS*, PRT, Joaquim Santos, Opel Astra
42 Pedro MATOS*, PRT, Pedro Matos, Citroen Xsara WRC

TOURINGCAR:

2 David NORDGAARD, NOR, David Nordgaard, Ford Focus RS
4 Robin LARSSON, SWE, Robin Larsson, Skoda Fabia
5 Koen PAUWELS, BEL, Koen Pauwels, Ford Fiesta
7 Roman CASTORAL, CZE, Roman Castoral, Opel Astra
11 Derek TOHILL, IRL, Derek Tohill, Ford Fiesta
73 Torleif LONA, NOR, Torleif Lona, Ford Fiesta
20 Jose FABRICA*, PRT, Jose Fabrica*, Peugeot 206

SUPER1600:

2 Ulrik LINNEMANN, DNK, Ulrik Linnemann, Peugeot 207
4 Ildar RAKHMATULLIN, RUS, Set Promotion, Renault Twingo
6 Vadim MAKAROV, RUS, Vadim Makarov, Skoda Fabia RS1
5 Reinis NITISS, LVA, Set Promotion, Renault Clio
16 Sergej ZAGUMENNOV, RUS, Sergej Zagumennov, Skoda Fabia RS
21 Eric FAREN, SWE, Citröen Hansen Motorsport, Citröen C2
39 Kevin ERIKSSON, SWE, Set Promotion, Renault Clio
89 Timur SHIGABOUTDINOV, RUS, Set Promotion, Renault Twingo
20 Jose POLONIO*, PRT, Jose Polonio*, Citröen Saxo
23 Jose Alberto PEREIRA BLANCO*, ESP, Jose Alberto Pereira Blanco*, Citröen C2R2
46 Rasul MINNIKHANOV*, RUS, Aleksander Belikhin*, Renault Twingo
24 Pedro RIBEIRO*, PRT, Pedro Ribeiro*, Citroen Saxo
25 Rudolf SCHAFER, FRA, Rudolf Schafer, Citroen DS3
*sujeito a confirmação

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Rafael Lobato apresenta a sua aposta para 2013


Depois de todas as dificuldades em definir o seu  projecto competitivo para a época de 2013, Rafael Lobato está agora em condições de desvendar aquele que será o seu carro para a disputa da divisão Super 2000 do Campeonato de Portugal de Offroad.
O jovem piloto vilarealense, de 15 anos de idade, vai surgir ao volante de um Citroen Saxo Kit-car, com o qual espera poder alcançar os melhores resultados possíveis neste ano de estreia na divisão mais alta para viaturas de ralicross de duas rodas motrizes.
Consciente das dificuldades que vai encontrar na adaptação a um carro tão potente e competitivo, para além da forte concorrência que espera da parte dos seus adversários, o piloto tudo fará para apresentar prestações de relevo.
Com o atraso na decisão de participar no campeonato, continuando a não estar garantida a presença na totalidade das provas, o piloto ainda não teve oportunidade de conduzir o novo carro que se encontra ainda em França na fase final de preparação por parte da Drivetech, Da Luz Developpment e PromoRallye, os responsáveis pela parte técnica do projecto.
A viatura marcará presença no próximo fim-de-semana no Europeu de Rallycross em Montalegre, onde estará em exposição e onde o Rafael tomará o primeiro contacto com ela.

Trata-se de um carro muito diferente daquilo que o Rafael já conduziu até agora, com mais de 200 cv de potência, pelo que será necessário algum período de adaptação até poder aproveitar todo o seu potencial. A este propósito refere: "Ainda só vi o carro em fotos. Estou bastante ansioso com todas as dificuldades que tive este ano para correr e agora ainda tenho mais esta preocupação de conduzir um carro que não conheço, com um motor muito potente e uma caixa diferente daquilo a que estava habituado. Tenho tanta coisa com que me preocupar quando me sentar no carro pela primeira vez..."
As primeiras provas serão de adaptação do piloto e equipa ao novo carro, mas espera-se que rapidamente o piloto possa começar a disputar as primeiras posiçoes. O objectivo para 2013 passa por lutar pelas vitórias lá mais para a frente do campeonato, sabendo que isso não será nada fácil. "Espero que o carro seja muito fiável para me dar o máximo de tempo possível para me adaptar a ele nas primeiras provas" - diz Rafael.
 Mais difícil ainda será a luta pelo Campeonato, pois à inexperiência de toda a equipa com o carro e à forte concorrência dos muitos adversários que se esperam este ano, soma-se a eventual ausência nas duas últimas provas por o piloto não ter assegurado o orçamento necessário para as disputar.
Estas serão apenas mais algumas dificuldades no percurso de uma carreira  de um piloto que se iniciou em 2006 no karting, aos 8 anos de idade, passando para o ralicross em 2011 onde venceu o Troféu de Iniciação e se sagrou Campeão de Portugal no ano passado, mas que têm sido sempre superadas com bastante esforço e deicação de toda a equipa que o acompanha.
A decoração escolhida para este ano baseia-se na que foi utilizada por Armindo Araújo quando competiu com este modelo em Portugal, sempre com óptimos resultados. Trata-se de uma pequena homenagem a um dos melhores pilotos nacionais, que infelizmente abandonou este desporto este ano.
O piloto deseja, desde já, convidar todos os seus admiradores a visitarem a sua tenda no Europeu de Ralicross em Montalegre no próximo fim-de-semana, onde poderão tomar o primeiro contacto com o novo carro e trocar algumas impressões. Segue-se logo depois a primeira prova, marcada para 4 e 5 de Maio em Castelo Branco.
Uma última declaração de Rafael para referir: "Quero mais uma vez agradecer o enorme apoio recebido por parte dos meus patrocinadores, familiares, amigos e muitos admiradores, que me dão um enorme alento para encarar mais este desafio".

NANI ROMA VAI A MONTALEGRE

foto: cochesdevalencia.es
O espanhol Nani Roma será o convidado especial na ronda portuguesa do Europeu de Rallicross, a disputar no circuito de Montalegre no próximo fim de semana. Roma irá deliciar os espectadores presentes com algum espectáculo a bordo do seu habitual Mini ALL4 Racing com o qual disputou as ultimas edições do mítico Dakar.
O renovado Campeonato da Europa de Rallicross tem agora um novo promotor e é fortemente apoiado pelas bebidas energéticas Monster, o mesmo patrocinador da X-Raid, equipa onde milita o piloto espanhol. Desta forma, com o intuito de promover e dar ainda mais visibilidade a este campeonato, a organização decidiu oferecer um aliciante extra a quem se deslocar a Trás os Montes nos próximos dias 27 e 28.

domingo, 21 de abril de 2013

BPinhão Racing Team com expectativas goradas no Rali TT Vinhos da Ervideira


Este foi um fim-de-semana de azar para a equipa BPinhão Racing Team no Rali TT Vinhos da Ervideira, depois de uma transmissão partida, que obrigou a disputarem praticamente a totalidade do prologo apenas com tracção traseira, fazendo com que fossem apenas os 7os dos T8 a partirem para o 1º sector selectivo. Hoje, um novo problema mecânico ditou o abandono já bem perto de CP 4.
Este rali, foi de facto profícuo em abandonos resultado da exigência e dureza do traçado, que dos 41 carros admitidos apenas chegaram ao final 18.
No entanto, o andamento imposto pela dupla Bruno Pinhão/José Caetano foi muito rápido logo desde o início fazendo com que fossem os 2os T8 logo ao fim dos primeiros 53,3Km em SS1/CP1. Na parte da tarde, o andamento continuou muito forte chegando mesmo a rodarem na primeira posição por cerca de 60 km. 
A próxima prova do Campeonato Português de Todo o Terreno, é o Rali TT Serras do Norte, em Fafe e disputa-se a 1 e 2 de Junho.

MIGUEL BARBOSA VENCE NA ABERTURA

foto Facebook oficial de Miguel Barbosa
Na prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo Terreno Miguel Barbosa levou o seu Mitsubishi à vitória. O piloto do Team BP Ultimate assumia à partida do Rali TT Ervideia o maior favoritismo e rapidamente se instalou no comando da prova sendo claramente o piloto mais rápido. No final do primeiro Sector selectivo, Miguel Barbosa dispunha já de mais de 6 minutos de vantagem sobre o mais directo opositor, fruto de um andamento declaradamente ao ataque.
Para o segundo Sector Selectivo, o piloto do Mitsubishi optou por uma toada mais defensiva por forma a controlar mas perto do final, Barbosa ficava sem direcção assistida no seu Racing Lancer perdendo por isso grande parte da vantagem de que dispunha. Ainda assim a vitória não lhe escavapa. "Tivemos problemas de direcção assistida. Felizmente conseguimos manter algum ritmo. Estou um pouco surpreendido por não ter sido ultrapassado em pista. Pensei que seria. Foi um final muito duro e estou muito satisfeito por termos conseguido alcançar o nosso objectivo, que era a vitória. O mais importante não é ser a sétima vitória aqui mas o facto de ter sido a primeira do ano. Há quem diga que esta é a minha prova talismã, espero que assim continue” declarava o piloto no final da prova.
Na segunda posição ficou Paulo Ferreira depois de uma animada e renhida luta com André Amaral, este ultimo a não aguentar o ritmo imposto por Paulo Ferreira, caindo uma posição depois de ter ocupado o segundo posto.
No seu regresso ao campeonato, Pedro Grancha terminou em 4º depois de ter sentido vários problemas mecânicos no seu BMW que o impediram de obter um resultado melhor. Ainda assim, Pedro Grancha ficou na frente de outro regressado, Hélder Oliveira. O piloto de Barcelos sofreu um grande atraso ainda na fase inicial da prova quando sofreu problemas no turbo do seu BMW ainda no decorrer do prólogo. Depois disso Oliveira partiu ao ataque para uma recuperação notável e no ultimo ponto de controlo antes da chegada era já 3º classificado da geral. Só que a sorte voltou a não estar do lado de Helder Oliveira que via o alternador deixar de funcionar, caindo para o 5º lugar final.
No Desafio Total / Mazda a vitória sorriu a João Rato que inicía da melhor forma a defesa do título. Vitórias também em T2 para Edgar Condenso e em T8 para César Sequeira.

F1: Sebastian Vettel vence GP do Bahrein


foto Autosport
Sebastian Vettel venceu de forma categórica o GP do Bahrein, onde raramente perdeu a liderança, mesmo quando foi às boxes para trocar de pneus.
Atrás de si classificou-se a dupla da Lotus, com Kimi Raikkonen à frente do seu colega Romain Grosjean, que desta feita fez uma corrida sempre em constante luta e sem cometer erros. Paul di Resta esteve muito competitivo todo o fim de semana e falhou por pouco o seu primeiro pódio, após uma corrida em que optou por apenas duas paragens nas boxes, ao contrário da generalidade dos seus rivais.
Lewis Hamilton acabou por assegurar nas últimas voltas o quinto lugar, com uma ultrapassagem final a Mark Webber. O australiano acabou por perder ainda mais um lugar na última volta para Sergio Pérez, que esteve em grande destaque no Bahrein.
Fernando Alonso foi apenas oitavo, após uma corrida em que uma avaria na asa traseira impediu o espanhol de usar o DRS ao longo de maior prate da corrida e que ainda o obrigou a uma paragem extra. Já Nico Rosberg, que foi o primeiro líder da prova, não conseguiu conter o ritmo mais forte dos seus adversários e foi perdendo lugares até terminar em nono.
Jenson Button não esteve muito melhor, e após diversas lutas com o seu companheiro de equipa - que envolveram toques e apertos para fora de pista -, o inglês acabou por capitular, vindo-se prejudicado pela sua estratégia de boxes para terminar em décimo.


Classificação GP do Bahrein
1.  Vettel         Red Bull-Renault           57 voltas
2.  Raikkonen      Lotus-Renault              +  9.1s
3.  Grosjean       Lotus-Renault             +  19.5s
4.  Di Resta       Force India-Mercedes      +  21.7s
5.  Hamilton       Mercedes                  +  35.2s
6.  Perez          McLaren-Mercedes          +  35.9s
7.  Webber         Red Bull-Renault          +  37.2s
8.  Alonso         Ferrari                   +  37.5s
9.  Rosberg        Mercedes                  +  41.1s
10.  Button         McLaren-Mercedes          +  46.6s
11.  Maldonado      Williams-Renault        +  1m06.4s
12.  Hulkenberg     Sauber-Ferrari          +  1m12.9s
13.  Sutil          Force India-Mercedes    +  1m16.7s
14.  Bottas         Williams-Renault        +  1m21.5s
15.  Massa          Ferrari                 +  1m26.3s
16.  Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari        +  1 volta
17.  Pic            Caterham-Renault          +  1 volta
18.  Gutierrez      Sauber-Ferrari            +  1 volta
19.  Bianchi        Marussia-Cosworth         +  1 volta
20.  Chilton        Marussia-Cosworth         +  1 volta
21.  van der Garde  Caterham-Renault         +  2 voltas
(fonte Autosport)

RALI DE ALFENA: JOÃO BARROS BISA NO OPEN

Com um esquema de troços muito compacto, o Rali de Alfena revelou-se bastante disputado. Diogo Salvi iniciou o rali com um forte ritmo vencendo a primeira classificativa sendo por isso o primeiro líder do rali. No entanto, João Barros passou ao ataque e instalou-se no comando a partir do segundo troço aumentando progressivamente a sua vantagem ainda que por uma curta margem, mas suficiente para garantir o triunfo, o segundo de João Barros no Open de Ralis.
Diogo Salvi quedou-se na 2ª posição final. Acompanhado por Hugo Magalhães, o piloto do Mitsubishi preocupou-se em garantir o seu primeiro triunfo entre os 4x4 já que a luta pela posição esteve também bastante animada com Fernando Peres e Carlos Martins a manterem-se bastante perto. No final do rali, Carlos Martins acabaria por ficar no 3º lugar levando a melhor sobre Peres que terminou na 4ª posição.
Nuno Cardoso ficou no 5º lugar, na frente de Luís Mota cujo 6º lugar final não foi suficiente para garantir a vitória entre os concorrentes do Regional Norte ficando o troféu na posse da dupla André Martins / Ricardo Torres, lideres na ultima classificativa pontuável para o Regional.
Destaque neste rali para mais uma prestação de alto nível de António Rodrigues que venceu o Desafio Modelstand, mas que teve em Alfena uma forte oposição de João Ruivo.
O Campeonato Open de Ralis prossegue nos dias 17 e 18 de Maio com o Rali Cidade de Guimarães / Targa Clube, desta feita integrado no calendário do CPR e onde estarão presentes também os concorrentes do Regional Norte.

BPINHÃO RACING TEAM COM DIA AZARADO


O prólogo do Rali TT Vinhos da Ervideira, não correu de feição a esta jovem equipa, embora a motivação fosse grande, o facto de ter partido a transmissão da frente logo na primeira passagem condicionou uma melhor prestação desta equipa, que fez praticamente a totalidade das duas especiais apenas com tracção traseira.
A transmissão foi prontamente substituída na assistência, já se encontra pronta para o dia de amanha, "hoje efectivamente as coisas não nos correram como estávamos à espera, mas são situações normais e temos que estar preparados para elas, mas amanha é que começa realmente a corrida e vai ser um dia muito duro, esperemos que corra tudo bem" disse Bruno Pinhão.
Amanha, domingo a prova terá cerca de 300km, divididos em dois sectores selectivos, com hora prevista de saída do primeiro carro às 8h30 e a dupla Bruno Pinhão/ José Caetano tem saída prevista para as 9h05.
Poderá acompanhar todo o desenrolar da prova em http://www.sigera.org/ervideira2013/.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

TT: OPEL MOKKA COM ESTREIA ADIADA

Com o arranque da temporada do Todo Terreno nacional agendado para o próximo fim de semana, Nuno Matos e Filipe Serra voltam a estar à partida de mais um campeonato. Para este ano a equipa apresenta como maior novidade um novo carro, o Opel Mokka, cuja estreia seria na prova de abertura, o Rali TT Ervideira em Reguengos de Monsaraz. No entanto, a dupla Matos / Serra optou por adiar a estreia do veículo. Segundo adianta o piloto “Durante esta última semana, toda a equipa fez um esforço tremendo para conseguir concluir o carro e concretizar a sua estreia no Ervideira Rali TT. Sabíamos que o calendário era muito apertado e que nada podia falhar… Infelizmente, não conseguimos vencer esta corrida contra o tempo! Embora conseguindo levar hoje o carro para a estrada, constatámos que havia ainda pequenos detalhes a rever que nos impediam de abordar esta prova com a necessária confiança. Assim, em conjunto com os nosso patrocinadores, decidimos adiar a sua estreia e equacionar novamente a participação no Opel Astra”.
Desta forma, para Nuno Matos e Filipe Serra, a primeira prova será disputada ainda ao volante do habitual Opel Astra que não deixa no entanto de mostrar o seu novo carro para 2013: "De qualquer forma, e para não gorar de todo as expetativas do público presente nesta jornada, vamos ter o nosso Opel Mokka Proto exposto em Reguengos ao longo deste fim de semana em que se assinala o lançamento deste modelo no mercado nacional”

quinta-feira, 18 de abril de 2013

RAMPA CIDADE DA COVILHÃ COM AMBIÇÕES EUROPEIAS

Naquele que é o regresso das provas de Montanha à Serra da Estrela, a comissão organizadora da Rampa Cidade da Covilhã anunciou que vai candidatar este evento à integração no Campeonato da Europa da especialidade. Quem o afirma é Pedro Farromba, vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, entidade que irá levar a cabo a realização da prova, em parceria com o Clube Aventura do Minho. Segundo o autarca, no decorrer do evento irão estar presentes alguns comissários que farão a avaliação da prova.
Recorde-se que a Rampa Cidade da Covilhã, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Montanha, está agendada para os dias 1 e 2 de Junho e será disputada no antigo traçado da Rampa Serra da Estrela, que em tempos representava o país no Campeonato Europeu.

CARLOS OLIVEIRA COM PORSCHE NO CPR

O piloto vimaranense Carlos Oliveira vai evoluir o seu projecto para o CPR 2013. Depois de ter alinhado na prova de abertura do campeonato ao volante de um Subaru Impreza, Oliveira vai passar a contar com um Porsche 997 GT3 já a partir da próxima prova, o Rali Cidade de Guimarães / Targa Clube estando prevista a participação em todas as restantes jornadas. O piloto apoiado pela CRN continuará a fazer equipa com o navegador José Janela.
Depois de Mex Santos e de José Pedro Fontes terem militado na categoria de GT's nos ralis em Portugal, segue-se agora Carlos Oliveira, naquele que é o regresso dos Porsche aos nossos ralis.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A GRANDE FESTA DOS RALIS

Ainda bem presente na memória de todos quantos acompanharam no terreno os 4 dias frenéticos do Rali de Portugal, as imagens de um grande acontecimento a nível nacional e mundial irão sempre perdurar fazendo essas mesmas imagens já parte da tradição. Uma tradição de um povo intimamente ligado aos ralis e que traduz a sua paixão nas longas horas de espera, nos acampamentos, nas noites mal dormidas, no frio, no calor, nos quilómetros percorridos,  nas bandeiras, no convívio durante noites inteiras em pleno coração das serras que horas mais tarde serão rasgadas pelo som rouco dos bólides e pelas inconfundíveis paisagens marcadas com o pó levantado pelas máquinas. São esses momentos que sempre nos irão passar pela mente quando falamos no Rali de Portugal, para nós reclamado como o melhor rali do mundo, e que ficam agora imortalizados num álbum especial onde são relembrados alguns desses momentos de loucura, o álbum da GRANDE FESTA DOS RALIS.

SAAB A CAMINHO DO WRC?

foto hyppyrally.blogspot.com
A hipótese foi levantada num artigo publicado hoje pelo site sueco Nyhetskanalen.se. Segundo esta publicação, os responsáveis da marca estão a avaliar a possibilidade de entrarem num programa desportivo para o WRC a partir de 2014.
A SAAB tem já uma longa história ligada ao automobilismo de onde se destacam várias vitórias nos anos 70 com pilotos como Per Ecklund, e o rumor da aproximação deste construtor aos ralis já vem sendo ventilado há algum tempo. 
Para os responsáveis da marca, a oportunidade de reeditar o passado da SAAB nos ralis é uma forma bastante apetecível de relançar os seus produtos no mercado automóvel através do mediatismo que uma competição a nível mundial como o WRC pode oferecer. Embora os mesmos deixem claro que para já o fundamental e prioritário é tornar a empresa rentável depois da grave crise que afectou a SAAB, existe forte interesse de abrir a porta à criação de um programa desportivo ligado ao WRC a partir do próximo ano estando essa possibilidade a ser estudada pelos responsáveis máximos do construtor sueco.

Bruno Pinhão preparado para a estreia em T8 na Ervideira

A BPinhão Racing Team liderada pelo piloto Bruno Pinhão irá efectuar a sua estreia em T8 no Rally TT Vinhos da Ervideira, que se realiza já nos próximos dias 20 e 21 de Abril, nesta que é a primeira prova de 2013 do Campeonato Português de Todo o Terreno.
Depois de um ano de estreia na classe promoção em que a equipa superou as suas expectativas, “passar para T8 era o passo natural” confessou Bruno Pinhão, “2012 correu-nos muito bem, adquirimos muita experiencia e conseguimos dar um bom retorno aos nossos patrocinadores, prova disso é que se mantiveram para este ano e ainda vimos o lote de sponsors aumentar.” Acrescentou ainda que “estamos muito confiantes nas potencialidades do carro, que tem demonstrado muita competitividade e fiabilidade, o que nos faz acreditar que iremos obter um bom resultado.”
Tendo esta equipa a sua base no distrito de Beja, não quer deixar os seus créditos em mãos alheias nesta prova que se realiza tão perto de casa, em Reguengos de Monsaraz, e com certeza irá contar com o apoio dos seus conterrâneos.


RALI DE ALFENA: PEDRO FINS ESTÁ CONFIANTE NUM BOM RESULTADO

O Rali de Alfena, terceira prova do Desafio Modelstand, vai para a estrada no próximo sábado dia 20 de Abril, com Pedro Fins e Sérgio Rocha a encararem o desafio confiantes num bom resultado depois dos azares das duas primeiras provas da época.
Como afirma Pedro Fins, esta será para a equipa do Peugeot 206 GTi a primeira de seis finais, visto que já não podem desperdiçar mais nenhuma pontuação, "Vamos encarar esta prova como se fosse a primeira do ano. Para nós esta é a primeira de seis finais que ainda faltam. Estamos conscientes da responsabilidade que temos a partir de agora, mas confiantes num bom resultado."
Para isso, apenas terão de fazer uma boa prova, com andamento rápido, e sem mais azares, "Infelizmente já não podemos deitar fora mais nenhum Rali até ao fim, por isso é preciso amealhar os primeiros pontos, e quantos mais conseguirmos melhor.  Neste Rali iremos ter um número bastante mais alto do que em Castelo Branco, e só espero que esse factor não condicione a nossa prova como já aconteceu no passado."
Num formato muito compacto, o Rali de Alfena disputa-se na tarde de sábado, num total de 8 classificativas.
O Peugeot 206 Gti de Pedro Fins e Sérgio Rocha tem a assistência da SFR Motosport e os apoios da Stock-Car Megastore, Solinca, Reebok, Rambaxy Genéricos e NWI Casas.
Mais informações da prova em www.cami.pt e em www.pedrofins.com.

terça-feira, 16 de abril de 2013

SATA RALLY AÇORES - LISTA DE INSCRITOS REVELADA

Foi finalmente dada a conhecer a lista oficial de inscritos para o Sata Rallye Açores, prova pontuável para o Campeonato da Europa de Ralis. Serão 42 as equipas presentes na prova insular, das quais se destacam as presenças de 11 carros da categoria S2000 com os principais nomes do Europeu presentes, a que se juntam o Citroen DS3 RRC de Robert Kubica e a estreia do Fiesta RRC de Bernardo Sousa.

CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS A CRESCER

Depois de noticiada a renuncia ao CPR por parte do madeirense Bernardo Sousa, o mesmo deu agora a conhecer que irá estar à partida do Sata Rali Açores ao volante de um competitivo Ford Fiesta RRC. O carro a utilizar é pertença do piloto ucraniano Oleksyi Tamrazov, piloto que cedeu o seu lugar a P.G. Andersson no recente Rali de Portugal.
Segundo avança a RTP Madeira, o projecto de Bernardo Sousa vai muito além da presença na prova insular e deverá estender-se a todas as restantes provas do CPR, depois do piloto ter conseguido reunir as condições necessárias aquando do Rali de Portugal.


foto: Facebook Ricardo Moura
Além de Bernardo Sousa, também o Campeão Nacional em Título Ricardo Moura irá evoluir de montada para o restante campeonato. O piloto açoreano conseguiu reunir verba para inicialmente disputar apenas o "Sata", prova pontuável para o Europeu, ao volante de um Skoda Fabia S2000. No entanto, também durante o decorrer do Rali de Portugal, Moura adiantou que deixará o Mitsubishi passando a competir com o carro checo nas restantes provas do campeonato. O seu novo Skoda será entregue aos cuidados da ARC Sport onde, aliás, já se encontra tendo mesmo já o piloto efectuado um primeiro teste à sua nova máquina.

Rafael Lobato premiado na Gala Bilas de Ouro 2013


O Município de Vila Real, com o apoio do Conselho Municipal do Desporto, levou ontem a efeito a VII edição da Gala do Desporto do Concelho de Vila Real, no Pavilhão dos Desportos.
A Gala do Desporto de Vila Real é um evento que, para além de outros objectivos  pretende reconhecer e valorizar os talentos desportivos locais, apoiando-os no seu processo de formação desportiva e académica e encorajando-os à permanência no meio desportivo local, através do reconhecimento do seu mérito desportivo. 
Esta Gala prestigia todos aqueles que, no Desporto, levam bem longe o bom nome de Vila Real, não só a nível nacional, como, também, internacional.
São abrangidos neste rol todos os atletas e agentes desportivos que estejam enquadrados no associativismo desportivo local, no decorrer da época desportiva anterior.
Especialmente concebido para a ocasião, o “Bilas de Ouro”, um trabalho executado em acrílico com cerca de 150mm por 200 mm e colocado sob uma placa no mesmo material, foi o troféu escolhido para agraciar todos aqueles que praticam ou incentivam prática desportiva e, por isso, contribuem para o desenvolvimento do Desporto no Concelho de Vila Real.
Mais uma vez, Rafael Lobato foi um dos agraciados com esta honra, sendo esta a terceira vez que recebe este troféu.
O piloto deseja agradecer mais este reconhecimento pelo seu trabalho na época de 2012, que culminou na conquista do título de Campeão de Portugal de Offroad, assim como a todos que marcaram presença no evento para o apoiar.
Com 15 anos de idade, Rafael recebeu esta distinção como mais um estímulo para encarar com toda a força a época de 2013, que se inicia já nos próximos dias 4 e 5 de Maio em Castelo Branco.