Este espaço é para si! Envie-nos a sua notícia: mscmail.fotorali@gmail.com

domingo, 31 de março de 2013

FOLAR PARA ANDRÉ MARTINS (GALERIA DE FOTOS)

André Martins, acompanhado por Ricardo Torres a bordo de um Mitsubishi Lancer Evo VII foi o vencedor do Ralisprint Rota do Folar. A prova organizada pelo Clube Automóvel de Vilarandelo contou com uma grande adesão de inscritos a que se juntou um dia solarengo, ideal para a prática da modalidade, mas também foi pródiga em incidentes que ditaram  algum atraso no decorrer do evento.
Apontado à partida como favorito, André Martins fez-se valer de todo o potencial do seu Mitsubishi para se impor a toda a concorrência  nomeadamente ao piloto vieirense Ricardo Marques que poderia causar surpresa com o seu Citroen C2. Marques obtinha no final a 2ª posição a 57,8 segundos do vencedor.
O ultimo lugar do pódio ficou na posse de Júlio Bastos. O piloto do BMW laranja andou sempre muito rápido e mesmo oferecendo a sua habitual pilotagem exuberante ao muito público presente conseguiu um excelente resultado, ficando a somente 14,8 segundos do 2º classificado.
José Cruz levou o seu competitivo Ford Fiesta R2 ao 4º posto na frente de João Castela que se apresentou em Valpaços ao volante de um Citroen Saxo. Herculano Antas colocou o Peugeot 206 do Desafio Modelsand na 6ª posição final.
Nota de destaque para as muitas desistências entre as quais a do cabeceirence Miguel Teixeira que sofreu um aparatoso despiste ainda na primeira classificativa quando vinha a efectuar um rali a bom ritmo.
Destaque também para a forma acolhedora como o Clube Automóvel de Vilarandelo e as gentes de Valpaços recebem a caravana do rali empregando toda a simpatia e generosidade com a oferta do almoço no dia do rali.

CLASSIFICAÇÃO:
1º André Martins / Ricardo Torres (Mitsubishi Lancer Evo 7) 0:21:48,2
2º Ricardo Marques / Paulo Marques (Citroen C2 R2 Max) a 57,8 seg
3º Júlio Bastos / Aníbal Pereira (BMW M3) a 1min 18,6 seg
4º José Cruz / Pedro Vaz (Ford Fiesta R2) a 1min 26,6 seg
5º João Castela / Ricardo Faria (Citroen Saxo) a 1min 39,1 seg
6º Herculano Antas / Luis Silva (Peugeot 206) a 1min 47,2 seg
7º Jorge Melo / José Henrique (BMW M3) a 1min 50,6 seg
8º Paulo Silva / Sandra Silva (BMW 325i) a 2min 03,1 seg
9º Celestino Cid / Clemente Rodriguez (Ford Escort Cosworth) a 2min 13,2 seg
10º Martinho Melo / Ricardo Silva (BMW 325i) a 2min 33,6 seg
Classificaram-se 38 equipas. 

sexta-feira, 29 de março de 2013

Paulo Brás aposta em “aprender e evoluir”


Para 2013, o piloto Paulo Brás juntamente com o seu navegador, Nuno Carvalhosa, montaram um projeto de nome, B&C Racing que, passa por disputar o algumas provas dos diversos campeonatos do nosso pais ao volante de um Peugeot 306.
Para 2013, o Peugeot está de momento a ser profundamente revisto e atualizado a nível do motor e carroçaria. De momento a equipa conta apenas com um patrocinador, Táxis Vianense. Situação esta que a equipa espera ver alterada ao longo da temporada.
Esta escolha de não disputar qualquer campeonato prende-se a vários fatores, entre eles a parte económica que não obriga a grandes compromissos. Outro dos fatores para esta escolha prende-se no facto de que as provas escolhidas são na sua totalidade em asfalto, piso este onde o piloto se sente mais a vontade e para o qual o Peugeot está preparado. Esta seleção de provas foi feita de forma em que a equipa possa “aprender e evoluir”.
Os objetivos do Paulo Brás em 2013 passam em 1º lugar por terminar o maior número de provas de forma “a acumular Kms e conhecimento do carro e se possível ainda durante este ano podermos lutar pelos lugares cimeiros da classe tentando sempre que possível tornar a nossa presença na caravana agradável também ao público”.
Nuno Carvalhosa descreve esta “parceria” como "uma boa forma de poder evoluir em conjunto com o Paulo e assim fazer parte de um projeto que esperamos não ser só para 2013. “Espero poder contribuir de forma a ajudar o Paulo a conseguir atingir os objetivos determinados para esta temporada e não só”
Podem acompanhar os desenvolvimentos da equipa em  https://www.facebook.com/BCRACING2013

quinta-feira, 28 de março de 2013

RALI DE PORTUGAL: SUPLEMENTO FESTEJA 20º ANIVERSÁRIO


O Rali de Portugal terá, a exemplo de anos anteriores, especial destaque no jornal vianense "Noticias de Viana". Naquela que será a edição comemorativa do 20º aniversário do Suplemento Especial - Rali de Portugal, a publicação dá destaque aos principais aspectos da prova portuguesa pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis, não esquecendo o WRC Fafe Rally Sprint. Mapas, horários, inscritos e outras informações de especial relevo fazem parte do conteúdo do suplemento, no qual, e cumprindo a tradição, estará em destaque mais um piloto minhoto que conta algumas histórias dos tempos idos do TAP Rali de Portugal de outrora. Este ano, o piloto convidado é o vianense Manuel Matos, que recorda a sua participação no "TAP" ao volante do endiabrado Ford Ka.

Paulo Homem, consagrado jornalista do desporto automóvel, tem a seu cargo uma vez mais o editorial, enquanto o mentor deste projecto, Miguel Silva, recorda o nascimento e a evolução do suplemento que ao longo dos últimos 20 anos foi dando a conhecer aos adeptos vianenses um pouco do nosso rali.
Um projecto destes não podia ser uma realidade sem os imprescindíveis apoios que têm nesta publicação o merecido destaque pelo esforço com que ano após ano vão empenhando para que, de forma humilde e corajosa, se consiga levar a bom porto um suplemento que já fez história com os seus 20 anos de existência.
O MSCFOTORALI dá o merecido destaque a este trabalho e disponibiliza aqui a versão em PDF para DOWNLOAD.

RALISPRINT ROTA DO FOLAR - LISTA DE INSCRITOS

Serão 65 as equipas presentes na edição de 2013 do Rali Rota do Folar, agora com a designação de ralisprint.
Fique a conhecer a lista de inscritos.

YAZEED AL-RAJHI FALHA RALI DE PORTUGAL (CORRIGIDO)

O piloto da Arábia Saudita Yazeed Al-Rajhi deverá ser a primeira baixa no Rali de Portugal 2013. Al-Rajhi participava no Rally Ha'il, prova disputada no deserto em território árabe a bordo de um Hummer quando após um salto, uma aterragem violenta acabaria por provocar lesões na dupla de ocupantes. Piloto e navegador foram transportados ao hospital onde viria a ser diagnosticado a ambos várias fracturas nas vértebras. 
É de crer que seja longo o período de recuperação pelo que a longa paragem irá colocar a dupla fora do WRC 2, competição em que planeava alinhar nesta temporada. Desta forma deverá ficar inviabilizada a participação da equipa no Rali de Portugal, prova no qual deveria alinhar a bordo do habitual Ford Fiesta RRC com o número 35 nas portas. 

terça-feira, 26 de março de 2013

RALI CIDADE DE GUIMARÃES/TARGA CLUBE

O Targa Clube já divulgou todos os detalhes do Rali Cidade de Guimarães/Targa Clube. A próxima prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis e onde estarão presentes também o Open de Ralis e o Regional Norte está agendada para os dias 17 e 18 de Maio sendo o primeiro dia reservado às verificações estando a parte competitiva reservada para o segundo dia.
Disputado ao longo de 10 classificativas, a prova terá um total de 218,34 quilómetros, dos quais 90,75 serão disputados pelos concorrentes do CPR ao cronómetro. Já o Open de Ralis e o Regional Norte disputam apenas 50,75 e 29,05, respectivamente.
O regulamento já foi aprovado pela FPAK e está disponível no link indicado.


HORÁRIOS:
Sábado, 18 de Maio
Mesão Frio 1 - 1ª Prova Especial (10:15)
Serra da Penha 1 - 2ª Prova Especial (10:45)
Mesão Frio 2 - 3ª Prova Especial (11:25) *  
Serra da Penha 2 - 4ª Prova Especial (12:00) *  
Citânia de Briteiros 1 - 5ª Prova Especial (14:15)
Rota das Cutelarias 1 - 6ª Prova Especial (14:55)
Citânia de Briteiros 2 - 7ª Prova Especial (15:45) **        
Rota das Cutelarias 2 - 8ª Prova Especial (16:25) **        
SS Parque da Cidade - 9ª Prova Especial (17:05) **      
Santuário da Penha (Power-Stage) - 10ª Prova Especial (17:25) **      
Pódio - 18:45
* Classificativas pontuáveis para o Open de Ralis
** Classificativas pontuáveis para o Open de Ralis e Regional Norte

LINK AO REGULAMENTO

MAPA: 

ALBATEC RACING COM DOIS PEUGEOT 208 T16 EM PORTUGAL



A equipa britânica Albatec Racing, pertença do piloto Andy Scott, irá disputar este ano o Campeonato da Europa de Ralicross recorrendo ao novíssimo Peugeot 208 T16, um veículo que estará inscrito na classe rainha  os Supercars.

A estreia do novo carro irá acontecer na ronda inaugural do campeonato, em Lydden Hill, no próximo fim de semana com Andy Scott ao volante.
Entretanto, a formação já fez saber que a partir da segunda prova da temporada, a ronda portuguesa a disputar em Montalegre,  Michael De Kreesmaecker juntar-se-à à equipa para pilotar um segundo Peugeot 208 fazendo depois toda a restante época.

De Kreesmaecker, vice campeão dos Supercars em 2007 no Campeonato da Europa mostra-se entusiasmado com o novo projecto: "Estou muito feliz por me juntar à Albatec Racing juntamente com o meu patrocinador, a JDK. Embora não possa ainda correr já na primeira jornada em Lydden Hill, estarei presente juntamente com toda a equipa para me ambientar e conhecer as pessoas aguardando anciosamente a minha estreia em Portugal. Acredito que a equipa poderá rapidamente conquistar bons resultados, apesar da sua juventude e será um prazer poder contribuir para que a Albatec Racing atinja o sucesso."

A ronda portuguesa do Campeonato da Europa de Ralicross disputa-se nos dias 27 e 28 de Abril na pista de Montalegre naquele que será o regresso da competição ao país após um ano de ausência.

segunda-feira, 25 de março de 2013

CIRCUITO BRAGA I: AS IMAGENS

(Clique nas imagens para aceder aos albuns)
Campeonato de Portugal de Clássicos de Circuitos

Campeonato de Portugal de Clássicos 1300

Campeonato de Portugal de Sport-Protótipos

Desfile de Clássicos

domingo, 24 de março de 2013

CIRCUITO BRAGA I - CPCC

JOÃO MACEDO E SILVA LEVA PORSCHE AO TRIUNFO
A primeira corrida do Campeonato de Portugal de circuitos foi pródiga em acontecimentos. Luis Barros iniciava a prova ao ataque superando o Ford Capri de António Nogueira que partira da pole position e ganhando uma vantagem algo confortável com o seu Porsche 930 Turbo. Enquanto isso, João Silva estava em ascendente de forma e acabaria por ultrapassar Nogueira instalando-se na 2ª posição isoladamente. Quando a classificação parecia definida, Luis Barros comete dois deslizes que o atiram para o 5º lugar deixando a João Silva o caminho livre para a vitória. 
Na segunda posição viria a terminar Rui Silva que entretanto também havia superado António Nogueira numa batalha entre o Escort e o Capri. Nogueira encerrava assim as contas do pódio na primeira corrida.

LUÍS BARROS VINGA-SE DOS ERROS
Para a segunda corrida Luis Barros partia determinado a chegar ao triunfo que lhe escapou na primeira ronda. Logo desde a primeira volta, o piloto de Famalicão impunha todo o potencial do seu Porsche isolando-se no comando que não mais viria a largar.
Na segunda posição terminava desta vez João Silva, o vencedor da primeira corrida, que pelo meio ainda conseguiu superar o Ford Capri de António Nogueira. Por sua vez, Nogueira repetia o resultado ao fechar as contas do pódio.
Destaque para a presença da Taça de Clássicos Pós históricos, incluída nas corridas dos Clássicos. Vasco Barros, filho de Luis Barros foi o piloto vencedor das duas corridas impondo o seu Toyota starlet com as cores da Amob Racing a toda a concorrência.
Classificação - Corrida 1:
1º João Macedo e Silva - Porsche 911 RSR - 19v. 31m19,270s
2º Rui Costa - Ford Escort RS 1600 - a 33,812s
3º António Nogueira - Ford Capri Rs 3100 - a 34,060sbr
4º Jorge Areias - Opel Kadett GTE - a 42,578s
5º Luis Barros - Porsche 930 Turbo - a 1m05,946s
6º Kiko Mora - Porsche 911 RSR - a 1m22.857s
7º Domingos Coutinho - BMW 2800 CS - a 1m24,004s
8º João Novo - Ford Escort RS 1600 - a 1m56,420s
9º Fernando Xavier - VW Scirocco - a 1 volta
10º Jorge Cruz - BMW 323i -a 1 volta


Classificação - Corrida 2:
1º Luis Barros - Porsche 930 Turbo - 21v. em 30m47,450s
2º Rui Macedo e Silva - Porsche 911 RSR - a 29,418s
3º António Nogueira - Ford Capri RS 3100 - a 41,065s
4º Jorge Areias - Opel Kadett GTE - a 1 volta
5º Francisco Pinto - BMW 2002 - 1 volta
6º Kiko Mora - Porsche 911 RSR - a 2 voltas
7º Fernando Xavier - VW Scirocco - a 2 voltas
8º Domingos Coutinho - BMW 2800 CS - a 2 voltas
9º Jorge Cruz - BMW 323i - a 2 voltas
10º Vasco Barros - Toyota Starlet - a 3 voltas

CIRCUITO BRAGA I - CPCC 1300

RUI AZEVEDO EM DOSE DUPLA
Rui Azevedo foi o duplo vencedor da ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Clássicos 1300. Ao volante de um Ford Escort a respirar saúde, o piloto da Trofa mostrou toda a sua superioridade logo na primeira das 2 corridas previstas, de tal forma que ao fim da primeira volta, o fosso para o segundo classificado era já quase intransponível. Desta forma, a vitória não escapou ao piloto que impôs o seu Escort  por mais de 1 minuto sobre outro Escort, o de Gonçalo Gomes que via também segura a sua posição.


Fernando Soares foi um combativo 3º classificado. Depois de falhar a partida, Soares lançou-se numa recuperação que o levaria a colocar o seu competitivo Fiat 128 no 3º posto final.
Para a segunda corrida do programa, Rui Azevedo voltava a instalar-se no comando, embora desta feita a oposição estivesse mais forte. Gonçalo Gomes deu uma interessante réplica a Azevedo mas a mecânica do seu Escort acabaria por trair o piloto levando-o ao abandono.
Desta forma, Miguel Ferreira assumia o 2º lugar, mantendo a proximidade com o líder em virtude deste ter levantado o pé na fase final da corrida.
Fernando Soares repetia o 3º lugar ao volante do Fiat 128.
Classificação - Corrida 1
1º Rui Azevedo - Ford Escort GT 1300 - 15v. em 25m54,991s
2º Gonçalo Gomes - Ford Escort - a 1m20,276s
3º Fernando Soares - Fiat 128 Coupé - a 1m44,605s
4º Frederico Castro - Fiat 128 Sport - a 1 volta
5º Miguel Ferreira - Ford Escort 1.3 GT - a 1 volta
6º Paulo Antunes - Datsun 1200 Coupé - a 1 volta
7º Arnaldo Marques - Datsun 1200 - a 1 volta
8º José Mota Freitas - Austin Cooper S - a 1 volta
9º Francos Sanchez - MG Midget MK III - a 1 volta
10º David Dias - Fiat Abarth TCR - a 1 volta


Classificação final - Corrida 2:
1º Rui Azevedo - Ford Escort - 16v. 25m58.839s
2º Miguel Ferreira - Ford Escort 1.3GT - a 2,266s
3º Fernando Soares - Fiat 128 Coupé - a 48,172s
4º Frederico Castro - Fiat 128 Coupé - a 1m08,216s
5º Arnaldo Marques - Datsun 1200 - a 1 volta
6º José Filipe Nogueira - Minis Marcos GT - a 1 volta
7º Paulo Antunes - Datsun 1200 Coupé - a 1 volta
8º Francisco Sanchez - MG Midget MK III - a 1 volta
9º Fernando Charais - Datsun 120 Y - a 1 volta
10º David Dias - Fiat Abarth ACR - a 1 volta

CIRCUITO BRAGA I - SPORT PROTÓTIPOS

INÁCIO/MACHADO VENCEM A PRIMEIRA
O Campeonato de Portugal de Sport-Protótipos teve em Braga a sua primeira ronda dupla. Disputadas sob condições climatéricas bastante difíceis, as corridas ficaram marcadas pela reduzida lista de participantes.
Na primeira corrida, a chuva forte foi o principal obstáculo aos pilotos obrigando à entrada do Safety Car em pista.
Com o estreante Wolf de Nuno Santos e António Ricciardi fora de combate devido a um problema mecânico ainda durante os treinos, foi o Norma da dupla Gonçalo Inácio/César Machado a obter a pole-position tendo o seu domínio sido alargado à corrida. A vitória surgiu naturalmente com mais de 1 minuto de vantagem para o segundo classificado, o Radical de Francisco Abreu.
O ultimo lugar do pódio ficou para outro Radical, o de Gonçalo Ferreira, que beneficiou ainda de alguns erros cometidos pela dupla Gonçalo Araújo/João Luis que terminaram na cauda do pelotão após efectuarem  2 piões consecutivos.

ARAÚJO/LUIS OS MAIS FORTES NA SEGUNDA
Para a segunda corrida, Gonçalo Araújo e João Luis partiam determinados a redimirem-se dos erros cometidos na primeira corrida. Após partirem da 3ª posição na grelha, a dupla do Norma rapidamente se colocou na liderança dominando a corrida até ao final deixando Gonçalo Inácio e César Machado no segundo lugar. A dupla vencedora da primeira corrida também se destacou nesta ronda ganhando uma grande vantagem para o 3º classificado, o Radical de Francisco Abreu.

Classificação - Corrida 1
1º Gonlçao Inácio / César Machado - Norma M20F - 50m25,923s
2º Francisco Abreu - Radical SR3 RS - a 1m30,053s
3º Gonçalo Ferreira - Radical - a 1 volta
4º Mário Melo / Paulo Costa - Norma M20FC - a 2 voltas
5º Donnald Naessens / Wim Geent Jens - Radical SR3 RS - a 2 voltas
6º João Luis / Gonçalo Araújo - Norma MF20FC - a 6 voltas

Classificação - Corrida 2
1º João Luis / Gonçalo Araújo - Norma MF20FC - 35v. em 50m25,382s
2º Gonçalo Inácio / César Machado - Norma M20F - a 22,487s
3º Francisco Abreu - Radical SR3 RS - a 1 volta
4º Gonçalo Ferreira - Radical - a 1 volta
5º Donnald Naessens / Wim Geent Jens - Radical SR3 RS - a 4 voltas
6º Mário Melo / Paulo Costa - Norma M20FC - a 27voltas

WTCC: YVAN MULLER COM DUPLA VITÓRIA EM MONZA

foto FIA WTCC
Foi debaixo de muita chuva que a temporada de 2013 do WTCC teve o seu início. Em Monza, Yvan Muller foi o vencedor da dupla jornada dominada pelos Chevrolet, que mesmo sem equipa oficial continuam a ser os carros a bater.
Na primeira corrida, o piloto francês optou por uma toada defensiva a fim de evitar erros devido às condições extremas em que se disputou a corrida. Tom Chilton, colega de equipa de Muller terminou em segundo lugar tendo servido de guarda costas ao seu chefe de fila. O pódio ficou completo com mais um Chevrolet, o de Alex MacDowall. 
foto: FIA WTCC
Tiago Monteiro, que partia do 14º lugar na grelha, fez uma prova em crescendo que lhe deu o 5º posto final.
Para a segunda corrida Yvan Muller continuou na rota do sucesso e nem o forte arranque de Gabriele Tarquini impediu o francês de chegar à vitória. Mais atrás Michel Nikjaer impunha um andamento vivo tendo mesmo ultrapassado Tarquini instalando-se no lugar intermédio do pódio com o veterano piloto da Honda a terminar em terceiro.

Tiago Monteiro, novamente a sair da 14º posição teve uma prova algo complicada principalmente na ultrapassagem a alguns concorrentes mais lentos, mas ainda assim colocaria o seu Honda no 8º posto.

F1: VETTEL VENCE GRANDE LUTA COM WEBBER


Sebastian Vettel venceu o Grande Prémio da Malásia de F1, após uma grande luta com Mark Webber, que levou até aos limites a sua tentativa de bater o companheiro de equipa, ao ponto de Christian Horner e Adrian Newey porem as mãos na cabeça. Das boxes para a pista ouviu-se “Isto é uma parvoíce, Seb, então?” tal foi a luta entre Vettel e Webber. Tudo correu bem, não houve problemas, e o alemão venceu a sua primeira corrida do ano, passando para o comando do Mundial, já que Kimi Raikkonen foi apenas sétimo classificado.
Dobradinha para a Red Bull, e terceiro e quarto lugar para os dois Mercedes, com Lewis Hamilton na frente de Nico Rosberg, que várias vezes disse via rádio que estava a ser mais rápido que Hamilton, pedindo autorização para passar para a frente do companheiro de equipa, mas Ross Brawn explicou que também Hamilton estava a ser 'acalmado' de maneira a que a equipa levasse os dois monolugares até ao fim, o que aconteceu.
Felipe Massa foi quinto classificado, numa corrida de trás para a frente, chegando a esta posição já na fase final da contenda. Fernando Alonso ficou de fora logo no início da corrida depois de um toque na traseira do monolugar de Vettel, já que danificou a asa dianteira, que acabou por se soltar, levando o espanhol a sair de pista, abandonando.
Romain Grosjean (Lotus) foi sexto na frente do seu colega de equipa Kimi Raikkonen, que desta feita cometeu vários pequenos erros, que não lhe permitiram chegar mais à frente. Nico Hulkenberg (Sauber) foi oitavo e o top 10 ficou completo com Sergio Pérez (McLaren) e Jean Eric Vergne (Toro Rosso). Valtteri Bottas (Williams) foi 11º e o melhor 'rookie'. Jenson Button (McLaren) foi apenas 17º.
(fonte: AutoSport)

KUBICA TAMBÉM VENCEU NAS CANÁRIAS

foto: FIA ERC
Apesar de um desfecho inglório no Rali das Canárias, Robert Kubica viu a sua estupenda performance ser agraciada com a entrega do Troféu "Colin McRae ERC Flat Out", um prémio que visa distinguir os pilotos que mais se destacam em cada rali.
Para Kubica, vencer este prémio tem um sabor especial já que assumidamente sempre foi um grande fã do malogrado Colin McRae: "É uma grande honra para mim vencer este troféu. Quando era mais jovem sempre fui um fervoroso adepto do Colin e do seu estilo, ele era sem duvida um grande piloto. Normalmente, este troféu é entregue apenas a pilotos que chegam ao final dos ralis, por isso dá-nos uma enorme satisfação vermo-nos como vencedores."
Recorde-se que Robert Kubica se estreou ao volante de um Citroen DS3 RRC no Campeonato da Europa de Ralis com uma actuação imparável vencendo todos os troços do rali até sofrer um despiste.

sábado, 23 de março de 2013

RALI DAS CANÁRIAS: VITÓRIA PARA KOPECKY

(fotos FIA ERC)
A segunda etapa do Rali das Canárias consagrou Jan Kopecky como vencedor. O piloto da Skoda apenas precisou de estar no sítio certo para vencer um rali que parecia improvável de vencer.
Robert Kubica, que havia dominado o primeiro dia de competição, cedo desceu do céu ao inferno. O piloto polaco sofria um despiste no primeiro troço da segunda etapa e ficava fora de prova deixando o caminho livre para Kopecky vencer.
Craig Breen, autor de uma prova muito interessante andou sempre no encalce do piloto da Skoda e com o abandono de Kubica, Breen levou o seu Peugeot ao segundo lugar da geral.

A ultima posição do pódio ficou na posse do piloto local Luis Monzon. A estrear-se ao volante de um Mini JCW RRC, Monzon teve de suar para conseguir o 3º lugar, após o atraso sofrido no primeiro dia na sequência de um furo. Luis Monzon obteve ainda a vitória entre os concorrentes do Campeonato de Espanha.


Nas 2 rodas motrizes a vitória sorriu a Germain Bonnefis. O piloto do Renault Megane oficial impôs-se a Gorka Antxustegui e graças a um forcing no ultimo dia, o piloto francês ultrapassou na classificação o Suzuki de Antxustegui deixando este a cerca de 50 segundos de diferença.
Andreas Aigner levou o seu Subaru Impreza R4 à vitória na Production Cup.

A Campeonato da Europa de Ralis prossegue agora em território português com a realização do Sata Rali Açores de 25 a 27 de Abril.

WRC RALLY SPRINT 2013: LISTA DE INSCRITOS

Serão 29 os concorrentes que irão animar a edição 2013 do WRC Fafe Rally Sprint. Além das esperadas equipas oficiais, nas quais se destaca a ausência de Jari-Matti Latvala, estão garantidas as presenças de Robert Kubica, bem como dos portugueses Ricardo Moura, Pedro Meireles, José Pedro Fontes e dos regressados Adruzilo Lopes e Vitor Pascoal. Uma lista de inscritos que, à semelhança da lista do Rali de Portugal, prima pela excelencia da qualidade. Sem dúvida que promete muito o WRC Fafe Rally Sprint 2003.

(clique na imagem para download)
Toda a informação acerca do WRC Fafe Rally Sprint 2013 bem como do Vodafone Rali de Portugal poderá ser consultada no http://especialrali.blogspot.pt.

sexta-feira, 22 de março de 2013

RALI DAS CANÁRIAS: ROBERT KUBICA COM ENTRADA IMPARÁVEL

foto: ERC
O polaco Robert Kubica entrou com toda a força no Campeonato da Europa de Ralis. A estrear-se na competição e pela primeira vez ao volante de um Citroen DS3 RRC, o ex-piloto de Fórmula 1 impôs-se a toda a concorrência na 1ª etapa do Rali das Canárias vencendo todos os troços realizados até ao momento. Kubica, que já no Shakedown havia efectuado o melhor registo, detém uma confortável vantagem de 1 minuto e 6,7 segundos sobre Jan Kopecky, com o piloto da Skoda a mostrar-se incapaz de acompanhar o líder, preocupando-se mais em segurar o segundo posto.
Craig Breen encontra-se no 3º lugar. O piloto da Peugeot está a realizar uma boa prova dando alguma luta a Kopecky e deixando Jeremy Ancien, o 4º classificado também em Peugeot, a mais de 50 segundos. 
Luiz Monzon está em quinto lugar sendo o melhor entre os pilotos locais na sua estreia ao volante de um Mini JCW RRC.
O Rali das Canárias/El Corte Inglês prossegue amanhã com a 2ª e ultima etapa, na qual estão previstas 6 classificativas.
Os tempos online podem ser acompanhados aqui.

CLUBE AUTOMOVEL DO MINHO LIDERA EM PORTUGAL


O Clube Automóvel do Minho é o maior organizador de provas de Desportos Motorizados em Portugal, tendo como base e de uma forma destacada o número de delegados atribuídos para as Assembleias Gerais da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
A agremiação minhota conta com a nomeação de Cinco Delegados, aparecendo um único clube em 2º lugar com 4 delegados, 
De realçar que as organizações do CAM não se limitam apenas ao automobilismo e karting, mas também no motociclismo, quer seja na disciplina de Velocidade, quer mais recentemente no SuperMotard, que vê assim ainda mais reforçada a sua liderança em Portugal. 
Barbosa Ferreira não esconde a sua satisfação por este facto: “Se tivermos em conta com tudo isto é conseguido recorrendo apenas a pessoas do nosso clube, acho que dá uma maior dimensão. Isto prova que continuamos a trilhar o caminho certo e cada vez mais empenhados no trabalho que desenvolvemos”, refere o presidente do CAM, sublinhando ainda: “Isto só se consegue com um grupo restrito de profissionais altamente qualificados e empenhados, e um a enorme grupo de colaboradores de elevado nível de desempenho, motivação e amor ao clube”.
Recorde-se que o clube bracarense volta a ter em 2013 um agenda muito preenchida, não faltando várias provas de motociclismo, karting e automobilismo, onde se destaca a Rampa da Falperra que volta este ano ao seu lugar, ou seja, ao Campeonato da Europa de Montanha.

quinta-feira, 21 de março de 2013

RALISPRINT ROTA DO FOLAR: INSCRITOS PROVISÓRIOS

O “RALI SPRINT ROTA DO FOLAR” vai para a estrada no dia 30 de Março (Sábado), organizado pelo Clube Automóvel de Vilarandelo, com a colaboração do Clube Automóvel da Régua, Clube Automóvel de Vila Real e Clube Automovél GAS. Tendo sido imprescindível o apoio da Câmara Municipal de Valpaços e Junta de Freguesia de Vilarandelo.
Com um total de 4 Provas Especiais que no seu conjunto têm 37 km, num percurso total de 96,30 km, o Clube Automóvel de Vilarandelo conseguiu desta forma um Rali interessante, sendo fácil o seu reconhecimento, tendo uma percentagem de Provas Especiais que totalizam os 34,8% do Rali.
A 1.ª e 3.ª PE’s  serão a versão utilizada em 2012 de “Sanfins / Argeriz” (9 km) e a 2.ª e 4.ª serão a já bem conhecida “Vale de Casas / Vilarandelo” (9,5 km).
Como vem sendo hábito, para além dos interessados no Campeonato Sprint Inter- Municipios, o Clube Automóvel de Vilarandelo tem já sido contactado por Pilotos Espanhóis, principalmente “Galegos”, pelo que se esperam confrontos interessantes entre os Concorrentes das duas nacionalidades.
O convívio é uma arte de bem receber, algo que este Clube prima pela diferença, oferecendo assim um almoço com produtos regionais.
Após a realização da prova terá lugar a cerimónia de entrega de prémios.
A comissão organizadora já divulgou uma lista provisória de inscritos de onde se destaca a presença de Ricardo Marques no seu habitual Citroen C2. Toda a informação da prova está disponível na secção PROVAS EM DESTAQUE.


VELOCIDADE: CIRCUITO BRAGA I - INFORMAÇÕES

Com o Campeonato de Portugal de Circuitos fora do programa, a temporada nacional da velocidade arranca em Braga, num fim de semana onde serão os Sport-Protótipos e as diversas competições de Clássicos a assumir o protagonismo.
Depois de se ver obrigado a alterações de ultima hora pela saída dos GT's do programa de corridas, o Clube Automóvel do Minho optou por centrar a acção em pista apenas para o dia de domingo ficando o sábado reservado para as verificações. No domingo haverá ainda espaço para um desfile de Clássicos pelo circuito.
De forma mais ou menos previsível, esta primeira roda de Braga vai-se apresentar ainda um pouco desfalcada nas listas de inscritos devido ao facto de haverem alguns projectos ainda sem confirmação, devendo a próxima ronda estar já bastante mais composta.
Fique a conhecer os horários e os inscritos.

quarta-feira, 20 de março de 2013

INFORMAÇÕES - WRC FAFE RALLY SPRINT

Já se encontram disponíveis as informações mais relevantes sobre o evento que promete levar à mítica especial Fafe / Lameirinha muitos milhares de adeptos para ver os melhores pilotos do mundo ao volante dos fantásticos World Rally Cars.
A comissão organizadora preparou, à semelhança de 2012, quatro grandes Zonas Espectáculo  os únicos onde será permitida a permanência de público. Monte do Marco, Salto da Pereira, Confurco e Salto da Pedra Sentada estão já a postos para receber a enorme moldura humana no próximo dia 6 de Abril.
Para os interessados está já online a página com toda a informação sobre o WRC Fafe Rally Sprint, onde será possível consultar os horários, os mapas e os acessos bastando para tal seguir o link mencionado.
http://especialrali.blogspot.pt/

CPR PODERÁ CRESCER

Depois das noticias que dão conta do abandono do CPR por parte do madeirense Bernardo Sousa, surge agora a possibilidade de um novo projecto vir abrilhantar o Campeonato de Portugal de Ralis nesta temporada, fazendo renascer a esperança de um ano excelente ao nível dos ralis em Portugal.
Jorge Portela e a sua estrutura JP Racing têm em mãos um projecto que visa colocar a correr dois Peugeot 207 S2000 no Nacional, já a partir da próxima prova, o Rali Cidade de Guimarães / Targa Clube. O projecto, que será apoiado por diversas entidades e investidores ligados à região do Douro, terá no próprio Jorge Portela um dos pilotos, naquele que será um regresso aos ralis após 1 década de interregno.
Segundo adianta o piloto ""Estamos apenas dependentes de algumas burocracias, mas já está tudo definido e tratado. Trata-se de um projecto cujo objectivo é levar o nome da região do Douro o mais longe possível."
Quanto ao outro piloto da equipa, este será um ex-campeão Nacional de Ralis que será divulgado logo que tudo esteja definido neste novo projecto, estando no entanto bem explicita a ambição da equipa nesta aposta.
Quanto aos veículos a utilizar, os dois Peugeot 207 S2000 serão da equipa Delta Rally devendo a assistência técnica ficar a cargo da estrutura italiana.

terça-feira, 19 de março de 2013

Delgado Car Center no Ralisprint Rota do Folar 2013


O Team Delgado Car Center vai levar ao Rali Rota do Folar no dia 30 de Março Três Classes:
Na Classe 1 Até 1300, Eduardo Pereira / Rogerio Teixeira
Na Classe 7 Classicos, Luís Delgado / André Carvalho
Na Classe 3 Até 2000, Carlos Pires / Alberto Silva
A novidade, apenas para já nesta prova, é a integração de  Eduardo Pereira / Rogério Teixeira na equipa, que assim se irá juntar a Luís Delgado / André Carvalho e Carlos Pires / Alberto Silva, que já estiveram presentes no Rali Rota do Folar.
Vindo do Campeonato Nacional de Perícias, Eduardo Pereira vai estrear-se oficialmente em ralis no próximo Rali Rota do Folar, Natural de Chaves, o Piloto  está apostado em fazer um bom resultado na classe 1. A estreia será feita ao volante de um Fiat Uno de Troféu de Ralis, ficando a assistência a cargo da Delgado Car Center (do piloto Luís Delgado, que também estará presente em Valpaços com um novíssimo Ford Escort MKI), Em termos de objectivos o piloto do Fiat Uno refere que "gostava de andar nos cinco primeiros da Classe, Para já a experiência não é muita neste tipo de provas". Refira-se que o navegador de Eduardo Pereira, Rogério Teixeira é também um estreante.


Para Carlos Pires, também ele piloto vindo do Campeonato Nacional de Pericias, relativamente à próxima prova, o Rali Rota do Folar, o piloto flaviense afirma que "parto para este rali apenas centrado em fazer uma boa prova,ganhar ritmo no Peugeot 206 RC, chegar ao fim e apesar de não ter um objectivo desportivo concreto, espero dar o meu melhor e obter um resultado positivo tanto na classe 3 como na Geral do rali. Mediante o resultado de Valpaços, irei decidir depois o que fazer para a restante época, mas para já os planos são apenas pensar rali a rali."

Já para Luís Delgado,piloto que obteve grandes resultados quer no campeonato de montanha quer na velocidade quer nas pericias, esta época renovou a aposta na competição nomeadamente nos ralis o principal objectivo é mesmo lutar pela vitória em todos que faça parte a equipa. O piloto de Chaves irá esta época alinhar num novo carro da estrutura Delgado Car Center tendo a seu lado mais uma vez o experiente navegador de ralis André Carvalho. Como nos Salienta o piloto "Nesta prova não estarão presentes todos os nossos adversários do troféu nacional de classicos, pelo que será uma mais-valia já nesta prova garantir um bom resultado da Classe. Vamos apostar logo de inicio num ritmo forte e consoante, no decorrer do rali e o desempenho dos nossos adversários vamos gerindo a nossa prova e acima de tudo poupando ao máximo a mecânica do Ford Escort MKI. Os troços são fabulosos muito do meu agrado pelo que estou motivado num bom andamento."
Luís Delgado ainda refere " O nosso carro é completamente novo, feito todo de raiz, e não sabemos ainda onde nos vamos situar a nivel de classificação geral, mas na classe é para ganhar. Esperemos que o carro não tenha muitos problemas de juventude,também foi construido por um grupo de excelentes profissionais."
Luís Delgado ainda convidou amigos para o rali da terra que conta com mais 15 participantes de ralis a juntarem-se ao Team Delgado Car Center para animar e dar espetáculo.
André Carvalho pede "a todos os aficionados do desporto automóvel e amigos que se juntem à festa com o Team Delgado Car Center e que vejam o rali com a máxima segurança".

segunda-feira, 18 de março de 2013

VELOCIDADE NACIONAL COM INÍCIO A MEIO GÁS

Com o arranque previsto para o próximo fim de semana em Braga, o Campeonato de Portugal de Circuitos não se irá afinal deslocar ao traçado minhoto vendo o seu inicio adiado.
Problemas ao nível da regulamentação técnica estão na origem do adiamento da ronda inaugural, que será agora no Motorland Aragon, em Espanha, nos dias 27 e 28 de Abril.
Quanto à jornada bracarense, a mesma fica agendada para o fim de semana de 14 e 15 de Setembro, uma jornada que será igualmente pontuável para a Taça de Portugal de Circuitos.
Em relação ao programa de corridas para o próximo fim de semana em Braga, o mesmo deverá manter-se com as corridas reservadas aos Clássicos e aos Sport Protótipos, bem como à nova competição denominada de Taça Nacional de Pós Históricos. O Clube Automóvel do Minho deverá em breve emitir um comunicado e apresentar um aditamento ao programa de corridas, sendo nessa altura disponibilizada toda a informação nesta página.

BERNARDO SOUSA FORA DO CPR

Depois de ter vencido a primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis, Bernardo Sousa vê-se forçado a abandonar a competição. Em declarações à RTP Madeira o piloto madeirense afirma que não conseguiu viabilizar o seu projecto devido à falta de apoios. O mesmo adianta que recebeu convite para estar presente no Sata Rali Açores, mas esse convite deverá ser declinado pois o piloto considera não ter reunidas as condições necessárias para disputar a prova do Campeonato da Europa.