Este espaço é para si! Envie-nos a sua notícia: mscmail.fotorali@gmail.com

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ford Fiesta R5 já rola

O piloto brtânico Matthew Wilson já efectuou os primeiros quilómetros ao novo Ford Fiesta R5.  Segundo a M-Sport as primeiras indicações dadas pelo carro são muito boas deixando no ar a ideia de que rapidamente este será um carro ganhador. Nas palavras de Matthew Wilson "a equipa fez grandes progressos neste Fiesta. Um carro a 'sair da caixa' e já andar assim é fantástico! A base está cá e o novo Fiesta vai ser um carro muito competitivo". 
Este primeiro teste, que decorreu em Inglaterra serviu sobretudo para testar a fiabilidade do modelo, embora também tenham sido experimentadas diversas soluções de afinação. 
(fonte: Super Motores)

I FIESTA RACING LA MATINÉE

Realiza-se esta 6ª feira, dia 1 de Fevereiro no Pub La Matinée, em Carballiño na Galiza, a 1ª Fiesta Racing.
Sob a organização de José Murado e Ivan Alonso, o evento contará com a apresentação oficial da equipa Sportmobile Rally Team que disputará o Campeonato Galego de Ralis 2013 com a dupla Pablo Andrade / José Murado a bordo de um Mitsubishi Lancer Evo 9.
A organização espera ter presentes em exposição diversos carros de competição que habitualmente disputam ralis do Campeonato Galego e Espanhol, bem como algumas barchettas provenientes dos Campeonatos de Montanha.
Para os amantes das 2 rodas, a Doctor Bike, uma oficina especializada em motos, montará um stand onde vários exemplares estarão expostos.
A festa está garantida pela noite dentro com muita animação, projecção de videos, oferta de brindes e muitas outras surpresas.

Troféu Rallycar 2013 avança.


Já são conhecidos mais pormenores do Troféu Rallycar 2013, uma competição promovida pela empresa espanhola Rallycar em parceria com a Monteiros Competições.

O Troféu será disputado em 2 categorias distintas. No Rallycar Basic são admitidos os carros até 1.6 litros, Grupo A e N, da classe I e da categoria I, enquanto no Rallycar Maxi se incluirão todos os restantes veículos.
Para efeitos de pontuação serão apurados os 5 melhores resultados em 6 possíveis de acordo com o calendário de provas previsto.
Para alinhar em qualquer uma das categorias do Troféu é obrigatória a pré inscrição sem que isso implique custos para os concorrentes, havendo no entanto a obrigatoriedade do uso de pneus da marca Hankook bem como publicidade dos patrocinadores da competição (Hankook, OMP e Rallycar) em locais do carro a definir.
Para além dos prémios monetários e em material, estão previstas outras ajudas aos concorrentes, nomeadamente na aquisição de pneus, acessórios, equipamentos de competição, entre outros.

O Calendário da competição inclui 6 provas do Campeonato Open de Ralis repartidas por pisos de asfalto e de terra:
Rali do Cami - 20 e 21 de Abril (Asfalto)
Rali Targa - 17 e 18 de Maio (Asfalto)
Rali Vidreiro - 8 e 9 de Junho (Asfalto)
Rali Oliveira do Hospital - 28 e 29 de Junho (Terra)
Rali de Gondomar - 14 de Setembro (Terra)
Rali de Baião - 11 e 12 de Outubro (Terra)

Todas as informações como regulamento, boletim de inscrição e noticias do troféu serão publicadas em www.rallycar.es, na secção de competição. Além disso, todas as consultas e pedidos de mais informações poderão ser feitas para os e-mails info@rallycar.es e monteirocompeticoes@gmail.com .

Petter Solberg muda-se para o Rallicross


O piloto norueguês anunciou no seu site oficial que a sua carreira irá continuar em 2013 nas pistas de Rallicross. Segundo refere o mesmo, nas instalações da sua equipa está já a ser construído um Citroen DS3 Supercar com o objectivo de alinhar esta época numa das grandes competições de Rallicross a nível mundial, faltando decidir se será no Global Rallicross Championship ou no renovado Campeonato Europeu de Rallicross.


Para já, Petter Solber irá participar no Rali da Suécia inserido nos históricos, ao volante de um Ford Escort MKII acompanhado pela sua esposa Pernilla Walfridson.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Campeonato de Portugal de Ralis em ebulição

Depois da confirmação da vinda de um Skoda Fabia S2000 para as mãos de Pedro Meireles, o Campeonato de Portugal de Ralis entrou definitivamente em actividade. Segundo o jornalista da RTP Madeira, Bernardo Sousa estará em vias de viabilizar a sua presença na competição. O piloto madeirense encontra-se em negociações com possíveis patrocinadores e poderá alinhar no CPR ao volante de um Peugeot 207 S2000 fazendo dupla com Roberto Conrado.

Quem também poderá trazer novidades é o famalicense Miguel Barbosa. O piloto Vice-Campeão Nacional de Ralis é apontado como outra das presenças em 4 ralis do CPR ao volante de um Skoda Fabia S2000 exceptuando a prova de abertura, o Rali Serras de Fafe. Por seu lado, o habitual Mitsubishi Lancer de Barbosa deverá mudar de dono havendo vários interessados na viatura.

Em Subaru Impreza vai alinhar Ivo Nogueira. O jovem piloto adquiriu uma unidade que foi pilotada pelo espanhol Enrique Garcia Ojeda e dentro de poucos dias deverá iniciar os testes de preparação com um carro que é total novidade para si.
Outra confirmação para o CPR é a do Racing Team by Expofor de Pedro Leone. Depois de uma época de 2012 menos conseguida em termos de resultados na Taça de Portugal, o piloto muda-se agora para o escalão máximo dos ralis mantendo-se fiel ao seu imponente Ford Escort que foi já alvo de uma profunda revisão. Leone, que será acompanhado por Bruno Ramos, estará presente nas 5 rondas do CPR bem como no Rali de Portugal Open. 


Além destes projectos, existem ainda outras possibilidades que provém de rumores e que associam alguns nomes a possíveis ingressos no Campeonato de entre os quais sobressai Bruno Magalhães apontado como  um dos possíveis concorrentes, neste caso com um Mitsubishi Lancer Evolution.
Os próximos dias serão de muita actividade e a confirmarem-se estas possibilidades, prevê-se um CPR 2013 de grande nível.

PEDRO CORREIA - PARTICIPAÇÃO NO COUÇO CHALLENGE 2013


Ainda sem certezas na aprovação do projeto para 2013, a LG MOTORSPORT anunciou que vão estar presentes no 11º COUÇO CHALLENGE 2013. “É uma prova bastante engraçada, estamos a falar de uma resistência de uma hora e meia o que será bastante benéfico na preparação do Pedro para o Campeonato que se avizinha” declara o Diretor Desportivo Luis Homem Gonçalves.
Já o Piloto Pedro Correia diz que “Vai ser a nossa primeira prova este ano, vamos contar com a minha YAMAHA WR 450 para esta competição sendo então para já a moto com que realizarei os meus treinos. Encontro-me bastante motivado assim como cheio de vontade de competir, acredito que estamos a curtos passos de aprovar o nosso projeto para o Troféu Classic TT Moto 2013 e esta prova será uma enorme ajuda na minha preparação”.

Para Luis Homem Gonçalves “o apoio que temos recebido motiva-nos a acreditar e trabalhar cada vez mais. Contamos com a presença de todos aqueles que possam nos vir apoiar. Queria ainda deixar um muito obrigado a SouJovem, MRD Design, + Rally – futebol, Mscfotorali, Rally Girls, a todos os nossos familiares, amigos e fans que nos têm acompanhado. Podem sempre seguir-nos no nosso site (http://lgmotorsport.wix.com/lg-motorsport) ou na nossa pagina no Facebook (https://www.facebook.com/LgMortorsport?ref=hl)”.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Proton falha Rali da Suécia e avança para R5

Contrariamente ao anunciado, a Proton retrocedeu na sua intenção de disputar o Rali da Suécia, próxima prova do Campeonato do Mundo de Ralis e do Campeonato WRC 2.  A falta de tempo para preparar o Satria S2000 com o qual Per-Gunnar Andersson iria disputar a prova foi um dos motivos para o cancelamento da inscrição, mas segundo refere a edição de hoje do site www.autosport.pt, o construtor malaio decidiu avançar de imediato para o desenvolvimento de um novo carro da categoria R5. 
A confirmar-se, esta será a 4ª marca a desenvolver um carro da nova categoria, juntando-se à Peugeot, Ford e Citroen.

Kumho Tyres regressa aos ralis


Depois de ter sido a primeira marca de pneus a associar-se ao Desafio Modelstand, a Kumho Tyres regressa este ano para equipar os pequenos Peugeot 206 que dão vida a este troféu monomarca.

Para a 5ª edição do Desafio Modelstand, a Exporacing e a KHM Racing, representante da Kumho em Portugal uniram esforços assinando uma nova parceria que irá passar pelo fornecimento de pneumáticos daquela marca aos concorrentes do troféu.
Para 2013, a Kumho irá apresentar diversas soluções bastante mais evoluídas face aos pneus usados em 2009 neste Desafio, possibilitando performances melhores por parte dos concorrentes.
"Depois de estudar as propostas que tínhamos para este ano, decidimos optar novamente pelos pneus Kumho. Tratou-se de uma opção natural e lógica, a pensar acima de tudo nos pilotos que irão disputar esta competição", referiu José Costa, da Exporacing, entidade organizadora do Desafio Modelstand.

A edição de 2013 do Desafio Modelstand será composta por 4 provas em pisos de terra e outras tantas em pisos de asfalto, todas elas integradas no Open. A organização refere que o numero de inscritos para esta edição ronda já as 15 equipas estando próximo de atingir o numero de pilotos pretendido.



O calendário do Desafio Modelstand é o seguinte:

Fevereiro 23/24 - Rali Montelongo (Terra)
Março 08/09 - Rali Castelo Branco (Asfalto)
Abril 20/21 - Rali Cami (Asfalto)
Junho 08/09 - Rali Vidreiro (Asfalto)
Junho 28/29 - Rali Oliveira do Hospital (Terra)
Setembro 13/14 - Rali Gondomar (Terra)
Outubro 11/12 - Rali Baião (Terra)
Novembro 09/10 - Rali Loulé (Asfalto)

Rali da Letónia no pequeno ecrã

O renovado Campeonato Europeu de Ralis prossegue com a segunda ronda da temporada a ser disputada na Letónia. O Rally Liepāja-Ventspils que se disputa este fim de semana nos troços de neve da Europa de Leste contará com 41 concorrentes à partida de entres os quais se destaca a presença de 7 carros da categoria S2000 com Jari Ketomaa, Craig Breen (em estreia oficial pela Peugeot Sport) e François Delecour a liderarem o lote dos favoritos.
A Eurosport irá mais uma vez fazer a cobertura televisiva da prova com resumos diarios de 30 minutos. Aqui ficam os horários:


Sábado, 2 de Fevereiro
22h30 - Dia 1 - Eurosport

Domingo, 3 de Fevereiro
7h00 - Dia 1 - Eurosport 2
22h30 - Resumo final - Eurosport

Segunda-feira, 4 de Fevereiro
6h30 - Resumo final - Eurosport 2

Terça, 5 de Fevereiro
22h15 - Inside ERC Magazine - Eurosport

Poderá consultar a lista de inscritos neste link.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Team Tomiauto a caminho do CPR

Segundo avança a RTP Madeira, o Team Tomiauto prepara-se para em 2013 mudar para o Campeonato de Portugal de Ralis. Após vários anos a disputar o Regional de Ralis da Madeira, a equipa pretende dar o salto para o CPR com o objectivo de participar nalguns ralis do Nacional nesta época, especialmente em pisos de terra por forma a encarar a temporada de 2014 com objectivos mais ambiciosos.
Miguel Nunes e António Nunes irão dispor dos habituais Mitsubishi Lancer Evo X que já se encontram em território continental, bem como toda a estrutura técnica e cumprirão assim a vontade de um forte patrocinador com interesses comerciais no Campeonato de Portugal de Ralis. O projecto encontra-se bem encaminhado e será confirmado em Fevereiro.

Pedro Meireles aposta num Skoda Fabia S2000

Pedro Meireles irá disputar o Campeonato de Portugal de Ralis ao volante de um Skoda Fabia S2000. O piloto adquiriu uma unidade do modelo checo à Skoda Itália tendo assegurada já a participação nas 5 provas continentais que compõe o calendário da competição. No entanto, Meireles não fecha a porta também a uma participação nas provas internacionais que compõe a recém criada Taça de Ouro estando para isso dependente do orçamento que a equipa conseguir reunir. Mário Castro continuará a ser o co-piloto da equipa apoiada pela M & Costas S.A., pela Galp Formula, Vianauto e UZO, os apoios já confirmados para a presente época.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Rui Salgado a dobrar no Ralisprint Montelongo

Muita chuva, um denso nevoeiro e muita competitividade foram as notas dominantes no reformulado Rali de Montelongo, agora no formato de Ralisprint.

Com 4 passagens previstas pelo troço de Montim (com os concorrentes do Campeonato Inter Municípios e da Regularidade a efectuarem apenas 3 passagens), Rui Salgado, acompanhado por Luis Godinho entravam confiantes conseguindo superar todas as dificuldades  da melhor forma levando o seu Peugeot 306 à vitória na classificação reservada ao Campeonato Inter Municípios Norte. 

No entanto, a dupla do Peugeot teve em José Rodrigues um forte adversário. Ao volante de um competitivo Honda Civic, José Rodrigues, acompanhado por Nuno Lima, nunca baixou os braços na luta pela vitória tendo terminado no segundo posto com escassos 0,9 segundos de atraso para o vencedor.
Também o ultimo lugar do pódio foi bastante disputado com o espanhol Pedro Tapia a impôr o Subaru Impreza WRX sobre um combativo Domingos Silva, ao volante de um Fiat Punto GT. A diferença final entre os dois pilotos cifrou-se em 0,3 segundos. 
José Machado e Anibal Pereira levaram o Citroen Saxo ao 5º posto final.
No Ralisprint, o vencedor foi igualmente Rui Salgado. O piloto do Peugeot suplantou o Subaru de Pedro Tapia por 6 segundos tendo José Machado encerrado o pódio a 10 segundos do vencedor.
Na regularidade, os louros foram para a dupla Tiago Oliveira / João Miranda a bordo de um Volkswagen Golf GTI.
As classificações completas podem ser consultadas nos seguintes links:


sábado, 26 de janeiro de 2013

Ralis - Noticias breves (Actualizado)

Nasser Al-Attiyah venceu o Qatar International Rally 2013, prova pontuável para o Campeonato de Ralis do médio Oriente. Al-Attiyah impôs o seu Ford Fiesta RRC ao Citroen oficial de Kalid Al-Qassimi por 55,7 segundos.


A M-Sport anunciou que o novo Ford Fiesta R5 será homologado em Abril fazendo a sua estreia competitiva no Rali de Portugal pelas mãos do piloto Elfyn Evans. A M-Sport tinha declarado recentemente que ainda não tinha nenhuma data concreta para a estreia do novo carro, mas devido ao crescente interesse por parte de diversas equipas para aquisição deste novo Fiesta, surge agora a confirmação da estreia daquele que será o primeiro R5 a correr oficialmente.


Quem também está já a trabalhar afincadamente na nova classe R5 é a Peugeot Sport. Depois de um pequeno shakedown, o novo Peugeot 208 R5 foi recentemente testado em condições limite por Craig Breen, o novo recruta da marca que irá disputar 8 ralis do Campeonato Europeu primeiro com o Peugeot 207 S2000 e posteriormente já com o 208 R5. Para o piloto o novo Peugeot 208 R5 "conduz-se muito bem e os seus dois pontos fortes são os travões e a caixa de velocidades." Breen destaca também o motor "que tem um binário muito bom."
Recorde-se que a Peugeot Sport irá apostar forte no Campeonato Europeu, pois para além de Craig Breen, a marca fará correr outro Peugeot 207 S2000 para Jeremi Ancian em 6 provas, bem como um Peugeot 208 R2 entregue a Stephane Lefebvre, um jovem de 20 anos que irá disputar a 208 French Rally Cup bem como 4 ralis do Europeu. A estreia dos 3 pilotos será no Sata Rali dos Açores.

Ken Block anunciou que pretende disputar 3 ralis do Campeonato do Mundo durante a presente época. O norte americano apresentou as novas cores do seu Ford Fiesta WRC com o qual irá alinar nos ralis do México, Finlandia e Austrália. Paralelamente ao mini programa mundialista, Block deverá voltar a competir no Global Rallycross Championship, competição que este ano trará novidades em termos de calendário com uma visita a Barcelona.

A Proton irá fazer a sua estreia na WRC2 esta temporada no Rali da Suécia. O construtor malaio não tem ainda definida a totalidade do seu programa desportivo para a presente temporada mas com o seu piloto Per-Gunnar Andersson a jogar em casa, a marca decidiu disputar o rali nordico na esperaça de obter um bom resultado. O Satria S2000, que deverá apresentar algumas novidades técnicas, deverá também disputar o Campeonato asia-Pacifico.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Vamos entrar "a fundo" nesta causa!


"Existem alturas na vida em que temos de parar para refletir, assentar ideias e questionarmos qual é o verdadeiro valor da nossa existência, isto é se ele existe.
Será que existe? Existe sim apesar de ser muito ténue...
Quando tudo parece correr bem e temos a vida encaminhada para a levar com alegria eis que ela nos resolve pregar uma partida sem avisar ou dar explicação... A Rosa”Lina” é mais uma vitima das adversidades que a vida nos causa.
Uma enorme onda de solidariedade tem surgido em torno desta jovem com o objectivo claro de a ajudar e dar todo o conforto e condições para que possa continuar esta dura batalha contra um maldito cancro.
Como pai e essencialmente como ser humano não consegui ficar indiferente e decidi colaborar naquilo que me é possível. Deste modo decidi doar um dos meus fatos de competição relativos à época de 2012 que será
sorteado juntamente com mais dois artigos oferecidos amavelmente pela QF Lda, na pessoa de Mário Quintaneiro com o objectivo de angariar o máximo de euros possível para a ajuda dos tratamentos que esta jovem está a realizar no Hospital da CUF.

* O valor mínimo a depositar será de 5€, podendo ser superior caso assim entendam.
* Por incapacidade de “Lina” se deslocar a uma agência bancária esta conta teve de ser aberta em meu nome e de um elemento dos "Sindicato das Princesas" e consequentemente por defeito é esse nome que irá aparecer;
* Ao efetuar o donativo preencham os campos existentes com o maior número de informação possível para fácil identificação (Obrigatório nº de telefone).
* No final da campanha o valor angariado será entregue diretamente ao Hospital da CUF através de cheque que iremos publicar na Página Oficial desta causa (S.O.S Lina);
* Todos os extractos de movimentos será publicado na página “S.O.S Lina” para que tudo seja transparente e não restem interrogações;
* Todas as pessoas que contribuírem com o donativo poderão consultar o seu número através dos mesmos extractos publicados;

Número de Conta: 3-4912771.000.001
Nib: 0010 0000 4912771000170
BPI

Conto com a vossa ajuda sabendo que todos juntos somos capazes de conseguir o objectivo de uma sessão: “6000€”.

WRC Fafe Rally Sprint: a notícia esperada!

O desafio era enorme mas a aposta foi totalmente ganha! A primeira edição do WRC Fafe Rally Sprint, realizada no ano passado, conquistou tudo e todos, incluindo equipas, pilotos e responsáveis da FIA, com uma resposta vibrante por parte de todos os adeptos da modalidade, com os espectadores a proporcionarem uma impressionante moldura humana a que ninguém ficou indiferente.
Na verdade, o troço de Fafe/Lameirinha foi cenário de imagens de uma rara beleza, até porque os próprios pilotos, contagiados pelo espírito vivido ao longo daquelas horas, não só se aplicaram em termos desportivos como também contribuíram com momentos únicos de condução que levaram ao rubro as centenas de milhares de pessoas postadas ao longo do percurso. 
Perante tal sucesso, só havia uma única alternativa, como refere Pedro Almeida, director da prova: "Levar por diante uma segunda edição. Os adeptos da modalidade merecem-no em absoluto e, por isso, foi nossa preocupação dominante manter este verdadeiro 'aperitivo' para o rali, na certeza de que o sucesso irá ser igual ou maior. Felizmente que as nossas intenções tiveram um eco positivo na Câmara Municipal de Fafe, cujo apoio é essencial, e nos construtores, que uma vez mais disseram sim ao nosso repto."
Deste modo, é já possível confirmar que as três equipas oficiais presentes no WRC 2013 - a Citroën Total Abu Dhabi WRT, a Qatar M-Sport WRT e a Volkswagen Motorsport - estarão em Fafe a 6 de abril, garantindo desde logo um nível máximo de espetacularidade para esta edição do WRC Fafe Rally Sprint 2013 com os seus Citroën DS3 WRC, Ford Fiesta WRC e VW Polo R WRC, com os respectivos pilotos a lutarem pela sucessão a Petter Solberg, vencedor da primeira edição do evento.   
Para José Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, "perante o êxito da primeira edição que, com total mérito desta edilidade, voltou a colocar o nome de Fafe na rota do WRC, demonstrámos que as condições naturais que fizeram de Fafe a 'Catedral dos Rallies' se mantêm inalteradas. Fafe espera de novo por todos com a simpatia e o carinho de sempre!"
O WRC Fafe Rally Sprint 2013 terá lugar no sábado anterior ao início do Vodafone Rally de Portugal - 6 de Abril - no cenário privilegiado do troço de Fafe/Lameirinha, aproveitando os últimos seis quilómetros da classificativa. Verdadeiro troço cronometrado, o evento realizar-se-á com base em duas mangas de qualificação e uma final, a que acederão os pilotos mais rápidos.
O paddock do WRC Fafe Rally Sprint voltará a estar situado no Parque da Cidade, junto ao Pavilhão Multiusos.


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Armindo Neves com novo projecto

Depois de 2 anos a competir com um Mitsubishi Lancer, Armindo Neves prepara-se para um novo desafio em 2013. O projecto passa pelo regresso ao Campeonato de Portugal de Ralis, mais concretamente ao CPR 2L/2RM. Para isso, o piloto adquiriu recentemente um Peugeot 207 RT3, um carro totalmente construído em Portugal de acordo com as novas regulamentações do grupo R, o qual dispõe de um completo kit fornecido pela Peugeot Sport. 
Nas palavras de Armindo Neves “foram dois anos excelentes ao volante do Lancer Evo VII, com um título no Regional Centro em 2011 e um vice-título na Taça de Portugal de Ralis em 2012. Contudo, existia um enorme desejo, partilhado por todos os elementos da equipa, em regressar ao Campeonato de Portugal de Ralis, neste caso ao CPR2, mas também em mudar de viatura, para um modelo mais actual e comercialmente mais atractivo para todos os nossos patrocinadores”.
Brevemente o piloto irá apresentar oficialmente o novo projecto onde serão dados a conhecer todos os pormenores e mais algumas novidades deste projecto.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Rallycar promove troféu no Open

A Rallycar, empresa espanhola com fortes ligações aos ralis, irá apostar numa nova competição em Portugal integrada no Open de Ralis.
A ideia passa por colocar a correr duas categorias distintas, o Troféu Rallycar Basic, destinando-se a veículos com menos de 1.6 litros, bem como o Troféu Rallycar Maxi onde competirão veículos de 2 ou 4 rodas motrizes com maiores cilindradas. 
Haverá prémios monetários em cada rali pontuável para o troféu, distribuidos pelos 5 melhores classificados havendo como obrigatoriedade o uso de pneus de competição Hankook.
A proposta da criação do troféu foi já apresentada à FPAK e em breve haverá novidades quanto ao regulamento da competição.

WTCC 2013 ganha forma

Com as inscrições já a decorrerem, o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo vai-se compondo com a confirmação de alguns projectos.


O grande destaque vai para a presença da equipa oficial da Honda, que fará correr 2 novos Civic entregues ao veterano Gabrielle Tarquini e ao piloto português Tiago Monteiro.  O novo Civic, preparado pela JAS Motorsport, fez já a sua estreia em 2012 com Monteiro ao volante conseguindo resultados bastantes animadores para o futuro.

Além dos Civic oficiais, a Zengo Motorsport irá também dispor de uma unidade do novissimo carro japonês confiado ao piloto da equipa Norbert Michelisz. Segundo o directos da equipa, o objectivo passa por disputar o título absoluto.



Quem irá continuar fiel aos "velhinhos" BMW 320 TC será a Liqui Moly. A equipa já fez saber a sua intenção de disputar a época de 2013 com 2 unidades entregues a Franz Engstler, o patrão da equipa, e ao piloto de Hong Kong Charles Ng Ka Ki. A formação germânica pondera entrar com um terceiro carro nas rondas asiáticas do campeonato, caso encontre pilotos pagantes para isso. 

Também a Proteam Racing assegurou a continuidade do marroquino Mehdi Bennani aos comandos de um BMW.

Novidade nesta época será a entrada da All-Inkl Motorsport. A equipa vencedora do campeonato FIA GT1 na época transacta, vai correr no WTCC com três SEAT Leon entregues a Marc Basseng e Markus Winkelhock, campeões em título no GT1, e também a Rene Münnich, dono da equipa e antigo piloto de ralicross.
Também em Seat Leon deverá surgir a Sunred colocando 4 carros em pista, bem como a Special Tuning Racing com 2 Seat Leon. Os pilotos deverão ser anunciados em breve.


Com a saída da Chevrolet como equipa oficial, a RML concentra esforços para continuar a correr com 2 Chevrolet Cruze embora tudo dependa do orçamento que a equipa consiga reunir.

Quem continuará a recorrer aos Chevrolet Cruze será a Bamboo Racing tendo James Nash assegurado um lugar na equipa.

Finalmente, prevê-se o regresso da Lada ao WTCC com o novo Granta. O construtor russo contará com o forte apoio da Lukoil e os pilotos vão ser James Thompson, que fez o desenvolvimento do carro e participou em duas rondas do campeonato (incluindo Portugal) na temporada de 2012, e Aleksei Dudukalo, que este ano correu no SEAT da Lukoil Racing.

O WTCC 2013 inicia-se a 24 de Março em Monza e desenrola-se ao longo de 12 fins de semana com passagem pelo estreante circuito de Moscovo e pelo Circuito da Boavista a 30 de Junho.
O calendário completo pode ser consultado aqui.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Rali de Portugal 2013 com novidades

A edição de 2013 do Vodafone Rali de Portugal, 4ª prova do Campeonato do Mundo de Ralis, apresentará diversas novidades nesta que será a sua 47ª edição.
A prova idealizada pelo ACP, a decorrer entre os dias 11 e 14 de Abril, irá manter o centro operacional no Estádio do Algarve recorrendo às especiais do Baixo Alentejo e Serras Algarvias para a parte competitiva.
Na linha de uma tradição de vários anos, o Vodafone Rally de Portugal continuará em 2013 a sua trajetória de evolução, apresentando um conjunto de importantes alterações relativamente às edições mais recentes.
Com os reconhecimentos a terem lugar nos dias 9 e 10 de Abril, a Qualifying Stage (11 de Abril) mantem o cenário de Vale do Judeu para a decisão da ordem de partida, que será escolhida pelos mais rápidos numa cerimónia a realizar no parque de assistência pelas 13.00h. Mais tarde decorrerá uma partida simbólica no magnífico cenário da Marina de Vilamoura, reeditando assim a excelente experiência das edições de 2005 e 2006.

A abertura competitiva do evento, a 12 de Abril, inclui as duas primeiras secções da prova, com cinco provas especiais de classificação: Mú (20,32km), trata-se de uma variante da classificativa de Felizes, com um final diferente. Já Ourique (18,32km) utiliza estradas que anteriormente estiveram integradas noutros troços, nomeadamente na classificativa de Santa Clara, sendo ambas percorridas numa dupla passagem antes da ligação até Lisboa.
A Super Especial de Lisboa, que se realizará uma vez mais na Praça do Império, tendo como pano de fundo o Mosteiro dos Jerónimos e o Centro Cultural de Belém, beneficiará de um novo horário destinado a permitir uma presença ainda mais ampla dos espectadores da zona da capital. A partida dos primeiros concorrentes (em ordem inversa) terá lugar às 18H15, sendo antecedida pelo reconhecimento do traçado por parte dos pilotos.

O segundo dia competitivo (sábado, 13 de Abril) é também o mais longo em termos de quilometragem de classificativas, com nada menos do que 158,54km, e inclui uma nova combinação de troços cronometrados.
Assim, o dia começa com os 31,12km de Santana da Serra, sem qualquer modificação em relação à última edição, situação que se prolonga na prova de Vascão, com os seus irrepreensíveis 25,37km. Já Loulé, agora com 22,78km, é disputado em sentido contrário ao das últimas edições, com partida na EN2, em Cavalos, e final nas proximidades da povoação de Califórnia, todos eles com dupla passagem.

O último dia de prova - domingo, 14 de Abril - promete emoções fortes: depois dos inalterados 21,52km de Silves, surge talvez a maior novidade da prova, o novo troço de Almodôvar, o qual, com os seus 52,30 km passa a constituir uma das classificativas de terra mais longas das provas europeias pontuáveis para o Mundial de Ralis.
Reunindo o essencial dos troços de Ourique e de Almodôvar, com início no Rio Torto e final nas Fontes Ferrenhas, esta classificativa encerrará o Rally de Portugal 2013, revestindo ainda o aliciante de ser o Power Stage da prova, onde os três melhor classificados recolherão pontos extra para o campeonato.

JUNIOR WRC, CLÁSSICOS E OPEN
O Rali de Portugal 2013 será a primeira prova pontuável para a Junior WRC, uma competição que englobará 6 ralis do Campeonato do Mundo recorrendo aos Ford Fiesta R2. Igualmente em competição na prova portuguesa estarão o Rally Class para carros Subaru de Grupo N, a Ralliart Italy Cup para os Mitsubishi de Grupo N e o Citroen DS3 R3 WRC Cup.

O ACP Motorsport vai ainda incluir no programa da Super Especial de Lisboa, no dia 12 de Abril, uma prova reservada a clássicos desportivos, proporcionando, assim, aos proprietários e condutores destes veículos uma experiência inolvidável a exemplo das edições anteriores. A prova constará de um conjunto de eliminatórias e de uma final, cujo vencedor terá como prémio a inscrição gratuita no Rali de Portugal Histórico 2013.

Por outro lado, a organização da prova decidiu manter no segundo dia do rali uma competição aberta aos habituais participantes no Campeonato Open de ralis, iniciativa que, para além de constituir um aliciante para os praticantes da modalidade, proporciona um espetáculo interessante para os milhares de espectadores que acorrem às classificativas da prova.

Entretanto, a organização disponibilizou já o Rally Guide 1 onde será possivel a todos os interessados consultar os mapas, horários e esquema de classificativas, bem como outras informações de utilidade relevante. Para consultar o Rally Guide 1 basta aceder ao link.
RALLY GUIDE 1
MAPAS DO RALI
ITINERÁRIOS/HORÁRIOS