Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 15 de setembro de 2013

RALI DA POLÓNIA COM VITÓRIA CASEIRA

foto FIA ERC
O Campeonato da Europa de Ralis prosseguiu na Polónia, um rali marcado pelas difíceis condições dos troços devido às intempéries que assolaram a região nos últimos dias.

foto FIA ERC
Com vários candidatos ao triunfo à partida, previa-se um rali bem disputado. Bryan Bouffier e Robert Kubica iniciavam o rali com uma interessante luta entre si mantendo ao longo do primeiro dia uma diferença nunca maior a 17 segundos com vantagem para o piloto francês. Katejan Kajetanowicz, a bordo de um Ford Fiesta R5 mantinha-se por perto desta luta a pouco mais de 22 segundos da liderança. Porém, Robert Kubica já não iria terminar a etapa. Na ultima classificativa do dia, o piloto polaco sofria uma saída de estrada que danificou irremediavelmente o seu Citroen DS3 RRC deixando o Peugeot 207 S2000 de Bouffier na liderança ao final do dia, seguido por Kajetanowicz na segunda posição enquanto Michal Solowow, aos comandos de um Ford Fiesta RRC era 3º classificado. Jan Kopecky, com o seu habitual Skoda Fabia S2000 era 4º classificado procurando não entrar em loucuras já que este resultado servia perfeitamente os seus intentos no Campeonato Europeu.
A segunda etapa iniciava-se com Bouffier a perder imenso tempo. Problemas ao nível da suspensão faziam o piloto francês atrasar-se na classificação caindo para o 2º lugar deixando o Fiesta R5 de Katejan Kajetanowicz na liderança, posição que o piloto local não iria perder até ao final da prova, aproveitando a oportunidade para vencer o "seu" rali e dar ao Fiesta R5 a primeira vitória a nível internacional.
foto FIA ERC
Bouffier terminava a mais de 22 segundos na posição intermédia do pódio depois de ver resolvidos os problemas mecânicos do seu Peugeot.
A ultima posição do pódio ficou na posse de Jan Kopecky. O piloto da Skoda atacou no inicio da segunda etapa suplantando Solowow para ascender ao 3º lugar. Com este resultado Kopecky está a um pequeno passo de se sagrar Campeão da Europa de Ralis quando faltam ainda disputar 3 provas.

Sem comentários:

Enviar um comentário