Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

segunda-feira, 27 de maio de 2013

RALIS: NOTÍCIAS BREVES

HYUNDAI i20 WRC JÁ RODA
foto Oficial
A Hyundai efectuou finalmente o primeiro grande teste à sua nova "arma" para o Campeonato do Mundo de Ralis. Ao longo de mais de 500 quilómetros, o novo i20 WRC rodou exaustivamente tendo toda a equipa técnica estudado todos os componentes mecânicos com especial incidência no motor 1.6 Turbo.
O teste, decorrido na Alemanha, foi o primeiro de um extenso programa de testes no qual a Hyundai pretende aperfeiçoar ao máximo o i20 WRC de forma a conseguir homologar o modelo coreano no início de 2014 a tempo do primeiro rali do calendário.
Do plano de testes fazem parte inúmeras deslocações por vários países que recriem os vários cenários que compões o Mundial, a fim de testar a maquina nas mais diversas condições. 
Quanto a pilotos, não foi ainda revelado oficialmente nenhum nome, nem tão pouco o nome do piloto responsável por este primeiro teste embora alguns rumores apontem o neo-zelandês Hayden Paddon como o primeiro piloto de testes da equipa.

WRC: KOSCIUSZCO TROCA MINI POR UM FORD
O polaco Michal Kosciuszco irá mudar-se para um Ford Fiesta WRC da M-Sport a partir do Rali da Sardenha. Depois de um início de época bastante problemático, o piloto da Lotos Team optou por deixar de lado o Mini JCW WRC da Motorsport Itália tentando desta forma progredir na sua carreira ao volante de um mais competitivo Ford Fiesta.
A exemplo do sucedido com Armindo Araújo, a equipa liderada por Bruno di Pinato mostrou-se incapaz de colocar à disposição do seu piloto titular um carro minimamente competitivo e fiável, tendo sido esse o principal motivo para a alteração de planos do piloto polaco.
Kosciuszco ainda não tem garantida a presença no Rali da Grécia ao volante do Mini estando em pé a possibilidade de estar ausente na prova grega, passando a dispor da nova "montada" a partir do Rali da Sardenha.

VIEIRA DO MINHO APOIA RALI DE PORTUGAL
A exemplo do sucedido com a autarquia de Fafe, a autarquia de Vieira do Minho tornou público o seu apoio ao Rali de Portugal caso a prova se desloque para o norte do país no próximo ano. A decisão prende-se com o reconhecimento do Rali enquanto pólo dinamizador da economia da região bem como das potencialidades que a passagem do rali oferece em termos de promoção ao concelho.
Desta forma, caso o ACP opte por fazer regressar às origens o Rali de Portugal, Vieira do Minho mostra-se pronta para abraçar o desafio juntando-se à autarquia de Fafe que, desde o primeiro momento, tem-se mostrado particularmente empenhada em receber a caravana do WRC a curto prazo.
O Rali de Portugal de 2014 deverá ser oficialmente apresentado no final de Agosto aquando da realização do Rali da Alemanha.

TEODÓSIO VENCE A SUL; MOURA NOS AÇORES
foto Rui Fonseca - Ralis Online
Ricardo Teodósio venceu o Rali Cidade de Beja. A prova, pontuável para o Regional Sul, foi marcada pelo muito calor e pela intensa luta entre os primeiros classificados. 
Apesar de vencer a totalidade das pecs, Teodósio segurou a vitória por apenas 9,9 segundos sobre um muito combativo Carlos Martins. Luis Mota fechou os lugares do pódio enquanto nas 2 rodas motrizes Marco Ferreira foi o vencedor.
No Rali Sical, prova pontuável para o Regional dos Açores, Ricardo Moura impôs a sua superioridade nos troços da ilha Terceira liderando desde a primeira classificativa terminando no lugar mais alto do pódio com mais de 1 minuto de vantagem sobre Luis Miguel Rego, o segundo classificado. 
No terceiro lugar ficou Henrique Moniz que, ao volante de um Citroen C2 foi o melhor entre os 2 rodas motrizes.

Sem comentários:

Enviar um comentário