Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

3º CAM RALI FESTIVAL um Sucesso – VIVA O 4º CAM RALI FESTIVAL a 13 Jan 2013

A primeira edição da Copa de Ralis e a terceira do CAM Rali Festival ficaram marcadas por alguns aspectos curiosos. O primeiro tem a ver com o autêntico dilúvio que se abateu sobre Braga e que quase transformava o circuito e kartódromo do complexo desportivo KIB numa piscina. O segundo com a terceira vitória na terceira participação de Sérgio Vallejo e o seu magnifico Porsche GT3 e por fim com o número de participantes. Mais de 150 presenças numa prova que apresenta uma nova forma de disputa de provas desportivas motorizadas, mais económica e com oferta de um conjunto de mais-valias para os espectadores e participantes. Nos tempos que correm quase que é a forma perfeita.
Desportivamente de salientar a fraca adesão dos concorrentes do Regional Norte, 7 participantes, numa prova que encerrava um ano bem preenchido de competições. 
Manuel e Adriano Pereira, Mitsubishi Evo 6, levaram de vencida Rui Salgado / Luis Godinho, Peugeot 306, relegando para a terceira posição os bracarenses Miguel Barroso / Isac Pedroso em Seat Leon R.
No Rali Sprint tudo esperava a actuação de Valejo. O vice-campeão de Espanha de ralis apresentava-se em Braga pronto para defender a sua coroa de duplo vencedor das anteriores competições. Logo de entrada, PE1, alcança a vitória com uma margem de 6 seg. sobre Blach Junior que se estreava aos comando de um WRC o Skoda Octavia, e 14seg. sobre o sempre espectacular Manuel Senra e o seu Peugeot 306 Max. Estava lançado o desafio e esperava-se pela segunda especial para ver a resposta dos adversários. 
E a resposta não se fez esperar. Blach, numa prova de raiva, marca um tempo de 4. 52,9 batendo Vallejo por 3,6 seg. e deixando novamente a terceira posição para o galego Senra.
Estava lançado o desafio e tudo esperava a especial número 3, a repetição da PE1.
Vallejo avisado das intenções do mais novo da família Blach, emprega-se a fundo e num piso cheio de armadilhas devido à chuva intensa que se verificava, melhora em quase 5 segundos o tempo da primeira passagem e cria um fosso de defesa de 8,6 seg. para o seu conterrâneo do Skoda. Senra, apesar de grande espectáculo de condução, o andar de lado não ajuda no tempo mas marca pontos nos espectadores, marca novamente o último lugar do pódio. 
Finalmente a 4ª PE chegava e confirmava a superioridade do multi facetado Sergio Vallejo. Vence a ultima prova especial e vence, também, pela terceira vez o CAM Rali Festival. Roberto Blach, numa autêntica prova de fogo, recolhe a segunda posição relegando para o último degrau do pódio Manuel Senra.
Entre os portugueses presentes de saudar a boa exibição de Hélder Silva que acompanhado por Miguel Rodrigues, domou e bem, os muitos e fogosos cavalos do seu BMW 323. Nesta fictícia classificação Lusa de realçar a aparição e a classificação de Ferreira da Silva que levava sentado no banco do lado direito do Mitsubishi Pedro Peres. Finalmente o destaque nesta categoria para Joaquim Bernardes / Pinho Almeida, Renault Clio, com uma prova extremamente certa e sempre em evolução de especial para especial.
Integrada neste evento tivemos uma vez mais uma prova de regularidade, muito concorrida com 70 participantes, desdobrada em duas categorias Regularidade e CIN, esta última completando na sua passagem por Braga a 6ª e última prova do Campeonato Inter-Municípios Norte 2012. Os Vencedores da Regularidade foram os espanhóis Manuel Malvar Pazos e Ruben Villanueva num Ford Sierra, já no CIN a equipa vencedora, foi Domingos Silva e Ricardo Oliveira.
Resumidamente, podemos classificar esta prova como mais uma aposta ganha e fica o sabor na boca à espera da 4ª edição que tem os dias 12 e 13 de Janeiro marcados para mais um CAM Rali Festival.
Classificações da Prova em  http://www.camminho.com/camsite/pt/provas.html

Sem comentários:

Enviar um comentário