Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 29 de agosto de 2010

Baja Hungria: Nuno Matos conquista Título Mundial de Todo Terreno T2

(foto SportMotores)
Na sua época de estreia a nível internacional, e numa altura em que falta ainda cumprir uma prova para o termino do calendário, Nuno Matos e Filipe Serra anteciparam já hoje a conquista virtual do titulo mundial da categoria T2, tornando-se assim na terceira equipa portuguesa a conseguir tal proeza numa competição de Todo-o-Terreno sob a égide da FIA.
Evidenciando uma vez mais a sua superioridade, a dupla do Cetelem Fedima Team alargou para 22 pontos a sua vantagem na liderança da Taça Internacional FIA de Bajas, depois de um fim-de-semana em que dominou de fio a pavio a Baja da Hungria, deixando os segundos classificados a mais de 15 minutos de diferença...
“Quase não tenho palavras para descrever a alegria e o orgulho que sinto em poder trazer para Portugal um titulo internacional numa modalidade com tanta tradição e adeptos no país. Na realidade, era um feito impensável pouco mais de quatro anos, quando estava apenas a cumprir a minha época de estreia completa no Campeonato Nacional" começou por dizer Nuno Matos, poucos minutos depois de festejar com toda a sua equipa no pódio da baja magiar, a quinta e penultima etapa do calendario desta competição.
Estou hoje a viver um sonho e sinceramente não vejo a hora de regressar a Portugal para poder partilhar toda esta alegria com todos aqueles que sempre me apoiaram, desde a minha a família, aos meus amigos e patrocinadores. É sobretudo a eles que devo mais este título, sem duvida o mais saboroso da minha ainda curta carreira nesta disciplina”, destacou o piloto de 33 anos, natural de Portalegre.
Com quatro podios conquistados em outras tantas provas disputadas (Rússia, Itália, Espanha e, agora, Hungria), Nuno Matos iguala assim as proezas de Carlos Sousa e Rui Sousa nesta mesma competição, confirmando ainda uma tendência que vem seguindo desde que se iniciou no todo-o-terreno: a conquista de um título no final de cada época. Foi assim em 2007 no seu ano de estreia na competição, quando se sagrou Campeao Nacional de T8, bisando depois neste mesmo agrupamento no ano seguinte. E foi tambem assim no ano passado, quando na primeira vez que disputou o Agrupamento T2 se sagrou igualmente Campeão Nacional da categoria.
Para 2010 o desafio nao podia ser mais ambicioso, com o piloto de Portalegre a apostar pela primeira vez na internacionalização, partindo à conquista da Taça Internacional FIA de Bajas. Embora abdicando da prova inaugural, o piloto de Portalegre foi ainda a tempo de tornar-se na principal figura desta competição, surpreendendo todos os adversarios pela elevada maturidade e sentido de responsabilidade com que encarou mais este desafio.
O resultado esta agora a vista de todos, com Nuno Matos a repetir uma proeza que até agora só esteve ao alcance de mais dois pilotos portugueses com o estatuto e o palmarés de Carlos Sousa ou Rui Sousa, “dois pilotos que sempre foram para mim uma referência, tanto a nível nacional como internacional. Enfim, e a prova de que podemos rivalizar de igual para igual com qualquer equipa internacional, mesmo se à custa de muito esforço e sacrificio pessoal. Com efeito, não foi nada fácil colocar de pé este ambicioso projecto. Na verdade, só mesmo com a ajuda e o empenho de toda esta grande equipa foi possível superar cada um dos desafios com que nos fomos deparando ao longo do ano, numa época verdadeiramente inesquecível”, destaca ainda Nuno Matos.
Agora édesrutar deste momento e esperar ansiosamente pela última prova em Portalegre (28 a 30 de Outubro). A correr em casa e ja sem a pressao dos pontos, e evidente que tudo será mais facil, mesmo se o objectivo e fechar o ano com chave de ouro, repetindo, se possível, a vitoria dos ultimos dois anos”, prometeu o portalegrense.
O regresso de Nuno Matos e de toda a equipa do Cetelem Fedima Team está previsto para as 18h10 de amanhã, ao Aeroporto de Lisboa.

                                                                                                       fonte SportMotores

Sem comentários:

Enviar um comentário